O processo de criação da Escola Nacional de Circo no Brasil: aproximações entre estado, cultura e educação

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Gláucia Andreza Kronbauer
Maria Isabel Moura Nascimento

Resumo

O circo tem forma diversas de organização e se configura, atualmente, como uma manifestação artística plural e que soube se adaptar às exigências da contemporaneidade. Muitas companhias têm na família elemento central, na itinerância um modo de vida, e na criança a garantia de sobrevivência. Em certo contexto, no entanto, parece que as relações intergeracionais deixaram de ser as principais responsáveis pela sobrevivência do circo e começaram a surgir instituições escolares específicas para a formação de artistas, como é o caso da Escola Nacional de Circo (ENC). As políticas para a educação e a cultura da década de 1970 no Brasil passaram a investir na formação de pessoal técnico e no direcionamento das ações culturais, minimizando a repressão dos anos de chumbo. Este texto teve o objetivo de analisar as relações entre o Circo, a educação, a cultura e o Estado brasileiro das décadas de 1970/80 que condicionaram a criação da ENC, instituição estatal e primeira do tipo na América Latina.

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Como Citar
Kronbauer, G. A. ., & Nascimento, M. I. M. . (2019). O processo de criação da Escola Nacional de Circo no Brasil: aproximações entre estado, cultura e educação. Cadernos De História Da Educação, 18(3), 688–711. https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-7
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gláucia Andreza Kronbauer, Universidade Estadual do Centro Oeste (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-2338-7685
http://lattes.cnpq.br/3052430705928103
glaucia.kronbauer@gmail.com

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq
https://orcid.org/0000-0001-6243-9973
http://lattes.cnpq.br/9271546918567505
misabelnasc@gmail.com

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