Inventivas administrativas nas reformas da instrução pública (Distrito Federal 1922-35)

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André Luiz Paulilo

Resumo

Este artigo aborda as estratégias de reforma da educação pública na capital federal do Brasil entre os anos de 1922 e 1935. Ele tem como objetivo compreender as iniciativas de implementação de políticas públicas na área da educação, então acionadas na Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal. Em especial, propôs-se a investigar as ações que Carneiro Leão no quadriênio 1922-1926, Fernando de Azevedo entre 1927 e 1930 e Anísio Teixeira de 1932 a 1935 desenvolveram nessa instância da prefeitura do Rio de Janeiro. Ao final da análise, concluiu-se que toda uma inconfessa atividade de improvisação e invenção cotidiana contribuiu para a reforma da educação pública no período.

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Como Citar
Paulilo, A. L. (2019). Inventivas administrativas nas reformas da instrução pública (Distrito Federal 1922-35). Cadernos De História Da Educação, 18(1), 191–207. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-11
Seção
Artigos
Biografia do Autor

André Luiz Paulilo, Universidade Estadual de Campinas (Brasil)

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor de História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. E-mail: paulilo@unicamp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8112-8070. LATTES: http://lattes.cnpq.br/8813317661046448.

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