A colaboração dos municípios na expansão do ensino secundário no estado de São Paulo (1930-1964)

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Carlos Alberto Diniz
Rosa Fátima de Souza

Resumo

A contribuição dos municípios para a expansão do ensino secundário põe em discussão o intrincado jogo político que envolveu a democratização da educação média no Brasil. Este texto objetiva analisar as formas de atuação dos poderes públicos municipais no desenvolvimento da educação secundária no estado de São Paulo, no período de 1930 e 1964, quando ocorreu um expressivo crescimento da rede pública de ginásios e colégios. A análise recai inicialmente nos ginásios e escolas normais livres municipais criados na Primeira República. Em seguida, o texto examina a sistemática de contrapartida dos municípios exigida pelo Poder Executivo estadual para a criação de ginásios oficiais entre 1932 e 1947. Por último, o estudo problematiza a expansão dos ginásios públicos no Estado de São Paulo no período da redemocratização do país destacando o jogo político redefinido a partir das relações entre os deputados estaduais e as lideranças políticas locais.

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Como Citar
Diniz, C. A., & Souza, R. F. de. (2019). A colaboração dos municípios na expansão do ensino secundário no estado de São Paulo (1930-1964). Cadernos De História Da Educação, 18(1), 93–121. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-6
Seção
Dossiê: Educação em Perspectiva Local/Municipal
Biografia do Autor

Carlos Alberto Diniz, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Brasil)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Diretor da Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. E-mail: caco.diniz.1979@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2604-5875. LATTES: http://lattes.cnpq.br/2004246589172909

Rosa Fátima de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil)

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado realizado na School of Education da University of Wisconsin (Madison, Estados Unidos), Professora titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp de Marília. E-mail: rosa@fclar.unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3905-7317. LATTES: http://lattes.cnpq.br/6453276942134992.

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