O moderno no progresso de uma cultura urbana, escolar e religiosa na constituição de um município mineiro

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Jardel Costa Pereira

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento urbano e educacional com base em categorias classificadas como “moderno” e de “progresso”. Tomando como referência a cidade de Lavras, localizada no sul do Estado de Minas Gerais e os seus acervos documentais, pretende-se demonstrar como o poder público municipal participou no surgimento de importantes instituições, entre elas a educacional. Por meio de uma pesquisa histórico-documental, demonstrou-se como a construção do urbano se tornou um fator importante na cidade de Lavras, sendo um indicativo de que a preocupação com a ordem social estava aliada à questão do progresso, bem como se defendeu a hipótese de que a instalação de escolas não foi um fator imediato e fundamental para o surgimento das vilas. Após a elevação da vila à cidade, o poder municipal estendeu a preocupação às questões sociais e educacionais, com a participação de uma elite modernista de intelectuais e educadores.

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Como Citar
Pereira, J. C. (2019). O moderno no progresso de uma cultura urbana, escolar e religiosa na constituição de um município mineiro. Cadernos De História Da Educação, 18(1), 69–92. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-5
Seção
Dossiê: Educação em Perspectiva Local/Municipal
Biografia do Autor

Jardel Costa Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais (Brasil)

Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com estágio de pesquisa na Loyola University Chicago (Estados Unidos). Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Leopoldina). E-mail: jardelcostper@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0857-0783.

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