História e Historiografia da Educação Física: concepções e métodos de pesquisa

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Ycaro Oliveira do Granja
Bianca Miarka

Resumo

Este artigo traz uma discussão sobre as diferentes abordagens e métodos de pesquisas científicas na área de História e Historiografia da Educação Física realizados no Brasil. Para isso, realizou-se a análise de trabalhos publicados em uma base eletrônica de dados, a Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A busca foi feita com as palavras-chave e/ou termos específicos indexados: "história" e "historiografia" em combinação com o termo "Educação Física". Como resultado, foram encontradas 36 publicações, as quais mostraram que no Brasil as pesquisas trazem problemas diacromiais e semelhantes, no que se refere às modificações de métodos de ensino escolar, mudanças políticas e o foco higienista que são desafios associados à sociedade e à cultura nacional. A partir disso, foi possível traçar um panorama com discussão sobre limitações e recomendações para estudos futuros relacionados com história e historiografia da Educação Física.

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Como Citar
Granja, Y. O. do, & Miarka, B. (2018). História e Historiografia da Educação Física: concepções e métodos de pesquisa. Cadernos De História Da Educação, 17(3), 883–896. https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-15
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ycaro Oliveira do Granja, Universidade Anhanguera (Brasil)

Graduado em Educação Física pela Universidade Anhanguera. E-mail: ycarooliveira21@hotmail.com. LATTES: http://lattes.cnpq.br/9792173731274204.

Bianca Miarka, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)

Doutora em Biodinâmica pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado concluído na Universidade Federal de Pelotas. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: miarkasport@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7513-7605. LATTES: http://lattes.cnpq.br/0026106649681346.

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