A presidência de província e a instrução pública como fatores de ampliação do espaço público no Império brasileiro

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Vera Lúcia Nogueira
Dalvit Greiner de Paula

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão acerca da atuação dos presidentes de província, integrantes da elite política nacional que, após a Independência, se tornou um dos grupos responsáveis pela manutenção da unidade e garantia da estabilidade política do Estado imperial. Diferentemente das ex-colônias espanholas, que deram origem a vários estados republicanos, no Brasil adotou-se o regime monárquico, com governo civil estável, que centralizou todas as decisões nas mãos do Imperador, inclusive a nomeação para o cargo de presidente de províncias. O foco é na atuação de Herculano Ferreira Penna (1811-1867), político que administrou mais províncias no Estado imperial e no tratamento que ele conferiu à instrução pública nas províncias por onde passou. Entendemos que, além das armas e da política, a escolarização da população foi uma estratégia fundamental na construção dos Estados e que, também, contribuiu para a ampliação do espaço público, no Brasil.


 

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Como Citar
Nogueira, V. L., & Paula, D. G. de. (2018). A presidência de província e a instrução pública como fatores de ampliação do espaço público no Império brasileiro. Cadernos De História Da Educação, 17(3), 627–649. https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-3
Seção
Dossiê: Educação e Espaço Público em experiências históricas latino-americanas (Séculos XIX-XX)
Biografia do Autor

Vera Lúcia Nogueira, Universidade do Estado de Minas Gerais (Brasil)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. E-mail: vera.nogueira@uemg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4589-6010. LATTES: http://lattes.cnpq.br/3537916564986264.

Dalvit Greiner de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutorando em Educação na UFMG. E-mail: dalvit.greiner@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4091-3926. LATTES: http://lattes.cnpq.br/2917223669460847.

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