Princípios de composição: descripções, narrações, cartas etc. por Guilherme do Prado (1895)

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Geraldo Inácio Filho

Resumo

Os manuais escolares são utilizados no Brasil, para uso de professores e alunos desde fins do século XIX e, no decorrer do século XX firmaram-se como objetos ou utensílios da cultura escolar. Este artigo analisa um manual escolar produzido no Brasil em 1895 - Princípios de Composição por Guilherme do Prado. A investigação centra-se nas prescrições para o ensino da redação/composição na escola e procura ressaltar como o autor assimilou conhecimentos que contribuíram para fazer da composição/redação um saber escolarizado.
Palavras-chave: Manual escolar. Redação. Cultura escolar; História da Educação.

Abstract
School manuals to be used by teachers and students were established in Brazil in the late 19th century and were consolidated throughout the 20th century as objects or instruments of school culture. This article examines a school manual produced in Brazil at 1895 - Princípios de Composição, by Ghuilherme do Prado. This research focuses on the requirements for the teaching of writing at school and seeks to highlight how authors used knowledge that contributed to make writing a school knowledge.
Keywords: School textbook. Writing. School culture. History of Education.


Resumen
Los manuales escolares han sido utilizados en Brasil para uso de profesores y alunos desde finales del siglo XIX y se consolidaron a lo largo del siglo XX como objetos ou instrumentos de la cultura escolar. Este articulo analiza un manual escolar produzido en Brasil nel año 1895 por Guilherme do Prado. La investigación se centra en las prescripciones para la enseñanza de la escritura y procura ressaltar como el autor ha integrado conocimientos que contribuyeron a hacer de la escritura un saber escolarizado.
Palabras-clave: Manual escolar. Escritura. Cultura escolar. Historia de la Educación.

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Como Citar
Inácio Filho, G. (2018). Princípios de composição: descripções, narrações, cartas etc. por Guilherme do Prado (1895). Cadernos De História Da Educação, 17(1), 85–100. https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-6
Seção
Dossiê: Manuais escolares, mediações tecnológico-pedagógicas da Escola Moderna
Biografia do Autor

Geraldo Inácio Filho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de pós-doutorado concluído na Universidade de Lisboa. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: gifilho@uol.com.br