Por uma sensibilidade objetiva: Tavares Bastos e a Educação no Império

Conteúdo do artigo principal

Juliana Cesário Hamdan

Resumo

Por uma sensibilidade objetiva: Tavares Bastos e a Educação no Império

For an objective sensitivity: Tavares Bastos and Education in the Empire

Por una sensibilidad objetiva: Tavares Bastos y la Educación en el Imperio

Resumo O texto a seguir foi escrito com Aureliano Candido Tavares Bastos a quatro mãos. Começou quando ele escreveu, em 1866, a lista de apontamentos que expressariam suas ideias sobre a instrução no Império, e continuou comigo, na condição de historiadora, por meio de uma determinada forma de operação historiográfica. Aqui, em 2017, reescrevi suas notas procurando recuperar que tipo de lógica, de pensamentos e de ideias poderiam estar sustentando os apontamentos feitos pelo político. Para esse objetivo, o texto foi escrito na primeira pessoa do singular, da mesma forma como foi escrito pelo autor, na maioria das vezes, quando faz referência a si próprio. Para além de uma atualização do discurso e da língua, trata-se de uma narrativa que pretende fazer emergir com maior força a presença do sujeito e colocar no nível mais imperceptível possível a presença do historiador ou ainda das categorias interpretativas.

Palavras-chave: Tavares Bastos; manuscritos sobre educação; produção de presença

Abstract The following text was written with Aureliano Candido Tavares Bastos with four hands. It began when he wrote, in 1866, the list of notes that would express his ideas about instruction in the Empire, and continued with me, as a historian, through a certain form of historiographical operation. Here, in 2017, I rewrote his notes trying to recover what kind of logic, thoughts and ideas could be sustaining the notes made by the politician. For this purpose, the text was written in the first person singular, as it was written by the author, most of the time, when referring to himself. In addition to an update of discourse and language, it is a narrative that seeks to make the presence of the subject emerge with greater force and to place the presence of the historian or interpretive categories at the most imperceptible level possible.

Keywords: Tavares Bastos; Manuscripts on education; Production of presence.

Resumen El texto siguiente fue escrito con Aureliano Candido Tavares Bastos a cuatro manos. Comenzó cuando escribió en 1866 la lista de apuntes que expresar sus ideas sobre la instrucción en el Imperio, y continuó conmigo, a condición de historiadora, por medio de una determinada forma de operación historiográfica. Aquí, en 2017, reescribí sus notas buscando recuperar qué tipo de lógica, de pensamientos y de ideas podrían estar sosteniendo los apuntes hechos por el político. Para ese propósito, el texto fue escrito en la primera persona del singular, de la misma forma como fue escrito por el autor, la mayoría de las veces, cuando se refiere a sí mismo. Además de una actualización del discurso y de la lengua, se trata de una narrativa que pretende hacer emerger con mayor fuerza la presencia del sujeto y colocar en el nivel más imperceptible posible la presencia del historiador o aún de las categorías interpretativas.

Palabras clave: Tavares Bastos; Manuscritos sobre educación; Producción de presencia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Hamdan, J. C. (2018). Por uma sensibilidade objetiva: Tavares Bastos e a Educação no Império. Cadernos De História Da Educação, 16(3), 788–800. https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-14
Seção
Artigos