Representando a moderna caridade: a instituição dos Salesianos no Recife (1892-1906)

Conteúdo do artigo principal

André Gustavo Ferreira da Silva
Erika Ferrez Araújo
Jaqueline Calixto Dos Santos

Resumo

Representando a moderna caridade: a instituição dos Salesianos no Recife (1892-1906)

Representing the modern charity: the Salesians institute in Recife (1892-1906)

Representando la moderna caridad: la institución de los Salesianos en la ciudad de Recife (1892-1906)

Resumo Investiga-se o modo da incorporação dos Salesianos no contexto do processo de modernização pernambucana. Recortam-se os anos de 1892 a 1906, que correspondem às mobilizações para a vinda da ordem à Recife e culmina com o lançamento do Estatuto do Colégio. Metodologicamente, escora-se no conceito de representação (CHARTIER, 1990), por possibilitar o desenho do poder de um grupo através das expressões que lhes são características. Onde, as variações encontradas entre as promessas lançadas nas mobilizações e o modo curricular expresso no Estatuto, documentam as práticas dos grupos relacionados aos Salesianos e à Igreja. Conclui-se que, a instalação dos Salesianos em Recife se insere na chamada modernização conservadora (EISENBERG, 1977). O ensino ofertado representava a caridade em termos da inserção do "pobre" na "vida digna e honesta dos ofícios". Todavia, reproduzia a tradicional composição social ao representar a prestação de um moderno serviço: ofertar aos pobres um ofício.

Palavras-chave: Modernidade, Educação Católica, Educação Profissional, Salesianos, Recife

Abstract Inquire the way of Salesian insertion on the context of Pernambuco's modernization process, between 1892 and 1906, because correspond to the mobilizations for the coming order to Recife and culminate with the launch of the High School Statute. Methodologically, it is anchor by the concept of representation (CHARTIER, 1990), because enable the power design of a group through their characteristics expressions. It believes that the variation between the promises launch by the mobilizations and the curricular structure of the Statute documents the group practices associated with the Salesians and the Church. In conclusion, the installation of the Salesians in Recife is included in the called conservative modernization (EISENBERG, 1977). The teaching offered represented the charity in terms of the "poor's" insertion in the "life of decent and honest crafts". But, by the representation of a modern service, to offer ability for the worker's sons, it reproduced the traditional social composition.

Keywords: Modernity, Catholic Education, Professional Education, Salesians, Recife.

Resumen Se investiga el modo de la incorporación de los Salesianos en el contexto del proceso de modernización pernambucana. Se destaca los años de 1892 a 1906, que corresponden a las movilizaciones para la venida del orden a Recife y culmina con el lanzamiento del Estatuto del Colegio. Metodológicamente, se ancla en el concepto de representación (CHARTIER, 1990), por posibilitar el diseño del poder de un grupo a través de las expresiones que les son características. Donde, las variaciones encontradas entre las promesas lanzadas en las movilizaciones y el modo curricular expresado en el Estatuto, documentan las prácticas de los grupos relacionados a los Salesianos y a la Iglesia. Se concluye que la instalación de los Salesianos en Recife se inserta en la llamada modernización conservadora (EISENBERG, 1977). La enseñanza ofrecida representaba la caridad en términos de la inserción del "pobre" en la "vida digna y honesta de los oficios". Sin embargo, reproducía la tradicional composición social al representar la prestación de un moderno servicio: ofrecer a los pobres un oficio.

Palabras-clave: Modernidad, Educación Católica, Educación Profesional, Salesianos, Recife

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva, A. G. F., Araújo, E. F., & Dos Santos, J. C. (2018). Representando a moderna caridade: a instituição dos Salesianos no Recife (1892-1906). Cadernos De História Da Educação, 16(3), 716–731. https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-10
Seção
Artigos