A internacionalização da pesquisa em História da Educação Matemática: movimentos de criação de um novo campo disciplinar

Conteúdo do artigo principal

Wagner Rodrigues Valente

Resumo

A internacionalização da pesquisa em História da Educação Matemática: movimentos de criação de um novo campo disciplinar

The internationalization of research in History of Mathematical Education: Movements of creation of a new disciplinary field

La internacionalización de la investigación en Historia de la Educación Matemática Movimientos de creación de un nuevo campo disciplinario

RESUMO O artigo analisa as possibilidades de criação do campo de pesquisas História da Educação Matemática. Para tal propósito, aborda, inicialmente, os processos que dão origem à criação de novos campos disciplinares. Em seguida, avalia o movimento das pesquisas sobre história da educação matemática buscando verificar os limites e possibilidades que estão dados para a criação de um novo campo, abarcando tal temática. Por fim, analisa processos de internacionalização da pesquisa em história da educação matemática e o seu papel da constituição do novo campo disciplinar. Como resultado do estudo conclui-se que o processo de internacionalização das pesquisas de um campo científico propicia a concentração temática e tal possibilidade mostra-se importante para o debate e refinamento dos problemas originais que justificam a própria existência desse campo. Tal processo está em marcha para a História da Educação Matemática.

Palavras-chave: História da Educação Matemática; disciplina; Matemática; Educação Matemática

ABSTRACT The article analyzes the possibilities of creating the field of research History of Mathematics Education. For this purpose, it addresses, initially, the processes that give rise to the creation of new disciplinary fields. It then evaluates the movement of research on the history of mathematics education in order to verify the limits and possibilities that are given for the creation of a new field, covering such subject matter. Finally, it analyzes processes of internationalization of the research in the history of mathematical education and its role of the constitution of the new disciplinary field. As a result of the study it is concluded that the process of internationalization of research in a scientific field provides thematic concentration, this possibility proves important for the debate and refinement of the original problems that justify the very existence of this field. This process is underway for the History of Mathematics Education.

Keywords: History of Mathematics Education; discipline; Mathematics; Mathematics Education

RESUMEN El artículo analiza las posibilidades de creación del campo de investigación Historia de la Educación Matemática. Para ello, aborda, inicialmente, los procesos que dan lugar a la creación de nuevos campos disciplinarios. A continuación se evalúa el movimiento de la investigación sobre la historia de la educación matemática con el fin de verificar los límites y posibilidades que se dan para la creación de un nuevo campo que abarque tal materia. Finalmente, se analizan los procesos de internacionalización de la investigación en la historia de la educación matemática y su papel de constitución del nuevo campo disciplinario. Como resultado del estudio se concluye que el proceso de internacionalización de la investigación en un campo científico proporciona concentración temática, esta posibilidad resulta importante para el debate y perfeccionamiento de los problemas originales que justifican la propia existencia de este campo. Este proceso está en curso para la Historia de la Educación Matemática.

Palabras clave: Historia de la Educación Matemática; Disciplina; Matemáticas; Educación Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Valente, W. R. (2018). A internacionalização da pesquisa em História da Educação Matemática: movimentos de criação de um novo campo disciplinar. Cadernos De História Da Educação, 16(3), 610–618. https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-3
Seção
Dossiê: História da Educação Matemática e Formação de Professores que Ensinam Matemática