EDUCAÇÃO DA INTELIGÊNCIA, EDUCAÇÃO DA VONTADE NA ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1826-1929)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo investiga os investimentos do polígrafo Afranio Peixoto orientado à construção da nação, observando o destaque conferido à formação da inteligência e da vontade a partir de duas perspectivas distintas e complementares. Uma centrada na educação formal analisa o ensino primário no Brasil por um período de cem anos (1826-1926) e; outra, acatando o papel educativo do conjunto das instituições sociais para além dos marcos escolares, recorre à mídia impressa para difundir saberes específicos sobre normativas comportamentais referidas ao homem comum e ao profissional da medicina. Em ambos os casos, convém destacar o papel doutrinário que concebe para a educação a qual, mesmo laica, se encontra eivada por uma espécie de liturgia científica.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Gondra, J., & Silva, M. de L. da. (2014). EDUCAÇÃO DA INTELIGÊNCIA, EDUCAÇÃO DA VONTADE NA ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1826-1929). Cadernos De História Da Educação, 13(1). https://doi.org/10.14393/che-v13n1-2014-4
Edição
Seção
Dossiê: dimensões laico e religiosas no espaço Luso-Brasileiro nos séculos XIX e XX
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).