O ENSINO SECUNDÁRIO EM MINAS GERAIS EM PERSPECTIVA COMPARADA: O GINÁSIO TRIÂNGULO MINEIRO DE UBERABA E O GINÁSIO MINEIRO DE UBERLÂNDIA (1930-1960)

Conteúdo do artigo principal

Giseli Cristina do Vale Gatti

Resumo

Trata-se da comunicação dos resultados de investigação comparada no âmbito da História das Instituições Escolares, cujo objetivo comporta a compreensão dos diferentes processos que levaram à criação de escolas secundárias por iniciativa da sociedade civil, em cidades próximas, Uberlândia e Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, Brasil, entre as décadas de 1930 a 1960. As instituições escolares estudadas tiveram trajetórias históricas diferentes, especialmente, no que se refere as relações desenvolvidas com o Estado, pois, aquela sediada em Uberlândia nasceu no âmbito da sociedade civil, mas foi estadualizada em1929, condição na qual permaneceu até os dias hoje e, aquela sediada em Uberaba, nasceu e permaneceu sob os cuidados da sociedade civil, sempre como instituição privada. A modernização das cidades, por meio da escolarização e da urbanização, compreendeu esforços nem sempre liderados pelo Estado, sendo proeminente o papel da sociedade civil e da iniciativa particular. Os resultados da investigação apontam para o fato de que ambas escolas tiveram como principal motivação para sua criação, o desenvolvimento de estratégias pela sociedade civil de forçar o compromisso da cidade e, por vezes, do Estado com o andamento de processos de escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gatti, G. C. do V. (2014). O ENSINO SECUNDÁRIO EM MINAS GERAIS EM PERSPECTIVA COMPARADA: O GINÁSIO TRIÂNGULO MINEIRO DE UBERABA E O GINÁSIO MINEIRO DE UBERLÂNDIA (1930-1960). Cadernos De História Da Educação, 13(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/28180
Seção
Artigos