REPRESENTAÇÕES NACIONALISTAS NA ESCOLA PÚBLICA EM ARAGUARI, MINAS GERAIS (1928 -1945)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Grupo Escolar de Araguari, foi a primeira escola criada na cidade. Este acontecimento foi fator determinante de nosso interesse em investigar seu passado. O ano de 1928 foi decisivo para a história do Grupo Escolar Raul Soares, pois, naquele ano, inaugurou-se o novo prédio e implantou-se o ensino religioso nessa instituição. O ano de 1945 representa o fim do Estado Novo. Na nossa pesquisa empírica entrevistamos alunos, professores e diretores do Grupo Escolar Raul Soares que atuaram na escola no período mencionado, acrescido da leitura de jornais de época e outros documentos escritos. Mas, nosso foco é História das Instituições e representações coletivas segundo a concepção de Roger Chartier e a micro história de Giovanni Levi. Discorremos sobre como foi construída a representação de nacionalismo na Escola Raul Soares e a vinculação com Estado Novo getulista.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Filho, G. I., & Silva, M. J. da. (2014). REPRESENTAÇÕES NACIONALISTAS NA ESCOLA PÚBLICA EM ARAGUARI, MINAS GERAIS (1928 -1945). Cadernos De História Da Educação, 13(1). https://doi.org/10.14393/che-v13n1-2014-17
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).