"AO DIRETOR DO LYCEU": CARTAS NO JORNAL SOBRE O ENSINO SECUNDÃRIO PARAIBANO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo analisa as epístolas publicadas no jornal O Governista Parahibano de 1850 sobre o ensino secundário, o Liceu Paraibano, nas quais abordam as atividades dos professores e a criação da cadeira de desenho. As epístolas foram analisadas a partir das perspectivas do conteúdo e da forma de escrita, utilizando como fonte os relatórios de províncias, leis, regulamentos da província da Paraíba e os manuais de escrever cartas, para restituir o discurso no tempo da sua história. As epístolas assumiram a função de ordenar ao diretor do Liceu Paraibano para o bom funcionamento desse nível de ensino. Com efeito, as epístolas publicadas no jornal O Governista Parahibano em 1850 não se configuram como um retrato fiel da realidade, mas sim uma representação do discurso de uma instância do poder paraibano que deixou vestígios através da escrita epistolar, mostrando as relações entre o jornal supracitado e aquele a quem era destinado.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Sena, F. (2014). "AO DIRETOR DO LYCEU": CARTAS NO JORNAL SOBRE O ENSINO SECUNDÃRIO PARAIBANO. Cadernos De História Da Educação, 13(1). https://doi.org/10.14393/che-v13n1-2014-16
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).