OS CASTIGOS NAS ESCOLAS ÉTNICAS DA REGIÃO COLONIAL ITALIANA DO RIO GRANDE DO SUL: MEMÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO (1896- 1928)
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Resumo
A constituição dos tempos e espaços da escola, bem como seus artefatos, materializa hoje o universo da educação de outros tempos. Esses são alguns dos focos de interesse das pesquisas em História da Educação, que compõem a chamada "Cultura Escolar". Essa pesquisa tem como objetivo discutir os castigos escolares como parte dessa Cultura. Utiliza-se, para isso, das memórias de 14 sujeitos que foram professores e alunos entre os anos e 1896 a 1928 na Região Colonial Italiana da Serra Gaúcha, se atendo principalmente a zona rural. Os documentos orais analisados apresentam informações relacionadas ao cotidiano escolar, na época da imigração e alguns anos posteriores a ela. Esse universo de informações relatadas nas memórias deu visibilidade a diferentes dimensões relativas à história da educação nas Colônias. Desse modo, foi possível delinear as práticas utilizadas no ambiente escolar relativas às punições, aspecto da cultura escolar que vem sendo tematizados por pesquisadores em diferentes regiões do país. No conjunto de memórias, foi possível analisar distintas maneiras de perceber o contexto escolar além daquelas cristalizadas pelas representações construídas a partir dos referencias homogeneizadores da identidade italiana e das leis vigentes na época. É importante salientar que os castigos não eram, de fato, aconselhados ou legalmente estimulados, pelo contrário, existia oficialmente um discurso para que fosse minimizada ou mesmo suprimida sua aplicação.
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Como Citar
Grazziotin, L. S. S., & Almeida, D. B. (2014). OS CASTIGOS NAS ESCOLAS ÉTNICAS DA REGIÃO COLONIAL ITALIANA DO RIO GRANDE DO SUL: MEMÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO (1896- 1928). Cadernos De História Da Educação, 12(2). https://doi.org/10.14393/che-v12n2-2013-13
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Artigos
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