A diversidade das sociedades guineenses mediante a influência islâmica
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v38n1.2025.78088Resumo
RESUMO: Este estudo compreende a coexistência entre os povos existentes ao longo dos rios Casamansa, São Domingos e Grande e a crença islâmica, investigando a manutenção de seus códigos culturais por meio de estratégias de acomodação social. A pesquisa analisa a pluralidade sociocultural da Guiné-Bissau nos séculos XVI e XVII, com ênfase nas dinâmicas sociorreligiosas. Por meio de uma análise interpretativa dos tratados de André Almada e Donelha e das cartas dos padres jesuítas, que consideram os estereótipos presentes nessas narrativas, buscamos entender como as diversas comunidades da região percebiam a presença e influência do Islã. Além disso, o estudo destaca o protagonismo dos povos africanos, questionando as narrativas eurocêntricas que os colocam em posição de subalternidade.
Palavras-chave: Guiné, Islã, religião, coexistência, narrativas.
ABSTRACT: This study encompasses the coexistence between the peoples living along the Casamance, São Domingos, and Grande rivers and the Islamic faith, investigating the maintenance of their cultural codes through strategies of social accommodation. The research analyzes the sociocultural plurality of Guinea-Bissau in the 16th and 17th centuries, with an emphasis on socio-religious dynamics. Through an interpretive analysis of the treatises by André Almada and Donelha, and the letters of the Jesuit priests, considering the stereotypes present in these narratives, we seek to understand how the diverse communities of the region perceived the presence and influence of Islam. Furthermore, the study highlights the protagonism of African peoples, questioning Eurocentric narratives that place them in a subordinate position.
Keywords: Guinea, Islam, religion, coexistence, narratives.