Vocabulário e prosa em língua suaíli como recursos didáticos no ensino de história da África Oriental pré-colonial

Autores

  • Felipe Barradas Correia Castro Bastos Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro)

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v38n1.2025.78085

Resumo

Este artigo tem por objetivo principal apresentar o potencial de fontes históricas redigidas em língua suaíli com o uso do alfabeto latino para o ensino da história da África Oriental pré-colonial. Parte-se de uma introdução sobre a história da língua suaíli e suas variantes faladas na costa oriental africana em meados do segundo milênio da era cristã para situar, na sequência, como a intensificação da presença de sujeitos europeus, nas últimas três décadas do século XIX, conduziu ao registro de relatos suaílis no alfabeto latino. Após a apreciação dos contextos em que ocorreram tais registros, analisam-se dois exemplos de contos suaílis que se prestam à compreensão pormenorizada de fenômenos históricos relativos ao período pré-colonial, nomeadamente a expansão do islã, a formação de sociedades suaílis e do comércio de escravos na costa oriental africana oitocentista.

Downloads

Publicado

22-07-2025

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisa e Ensino sobre África Pré-Colonial: trânsito de populações, mercadorias e ideias

Como Citar

Vocabulário e prosa em língua suaíli como recursos didáticos no ensino de história da África Oriental pré-colonial. (2025). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 38(1), 329-356. https://doi.org/10.14393/cdhis.v38n1.2025.78085