A África “pré-colonial” no filme Ceddo (1977)
A ficção como efeito do real
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v38n1.2025.78062Resumo
O filme Ceddo (1977) do cineasta senegalês Ousmane Sembène tem por contexto histórico a expansão islâmica e cristã na África ocidental por volta do século XVII. A partir de um arquétipo de autenticidade africana, a narrativa fílmica de Ceddo apresenta o impasse de povos africanos diante da ameaça do domínio estrangeiro e faz uma crítica ao poder político que se reproduz em detrimento da população e dos seus usos e costumes tradicionais. O presente estudo busca confrontar a tese de Ceddo com alguns acontecimentos da chamada África “pré-colonial” para lograr uma interpretação da temporalidade africana nesta obra cinematográfica de Sembène.
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Publicado
22-07-2025
Edição
Seção
Dossiê: Pesquisa e Ensino sobre África Pré-Colonial: trânsito de populações, mercadorias e ideias
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A África “pré-colonial” no filme Ceddo (1977): A ficção como efeito do real. (2025). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 38(1), 75-115. https://doi.org/10.14393/cdhis.v38n1.2025.78062