O Arraial de São Gonçalo do Tijuco: história, memória e patrimônio do distrito de Amarantina em Ouro Preto

Autores

  • Tarcísio de Souza Gaspar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v23i1.7712

Palavras-chave:

Amarantina, história, memória e patrimônio

Resumo

este artigo investiga a história, a memória social e o acervo patrimonial relacionado a Amarantina, distrito rural da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Assim como a maior parte dos povoados dispostos ao redor da cidade, a localidade teve surgimento em fins do século XVII ou princípios da centúria seguinte, como produto da ocupação demográfica que deu origem a Minas Gerais. Objetivou-se avaliar a inserção do distrito no processo histórico de Minas, as peculiaridades de seu desenvolvimento local e o legado patrimonial e memorialístico ali existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcísio de Souza Gaspar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Graduado (2005) e Mestre em história (2008) pela UFF. Atuou como professor substituto na Universidade Federal de Viçosa e como historiador vinculado à Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

18-04-2011

Como Citar

Gaspar, T. de S. (2011). O Arraial de São Gonçalo do Tijuco: história, memória e patrimônio do distrito de Amarantina em Ouro Preto. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 23(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v23i1.7712

Edição

Seção

Arquivo, Documento e Memória