A BNCC e o ensino de história e cultura africana para os anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Renata Moreira Silva Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Daniela Oliveira Ramos dos Passos Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Juliana Cordeiro Soares Branco Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v38n1.2025.77083

Resumo

A presente proposta é o resultado da discussão desenvolvida no desenvolvimento de escrita de uma dissertação de mestrado em Educação. Este artigo analisa a História da África por meio das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no intento de compreender como esse documento contribui para promover uma educação que dê o devido destaque a história e cultura africana, durante os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, período este que engloba a 1ª até a 5ª série na educação básica. Buscamos por meio desta análise, resgatar a luta dos movimentos sociais, dentre eles o Movimento Unificado Negro, pela busca de inserção das temáticas africanas no currículo oficial, a fim de garantir as ações afirmativas para superação das desigualdades sociais, bem como a valorização da história e cultura africanas. O artigo descreve a implantação da BNCC e como suas três versões trataram a temática da História e cultura africana foram impactadas, bem como, aponta como esse documento orienta sobre como trabalhar essa temática nas salas de aula.

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Publicado

22-07-2025

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisa e Ensino sobre África Pré-Colonial: trânsito de populações, mercadorias e ideias

Como Citar

A BNCC e o ensino de história e cultura africana para os anos iniciais do ensino fundamental. (2025). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 38(1), 305-328. https://doi.org/10.14393/cdhis.v38n1.2025.77083