Partes do mesmo: o cinema de autor na América Latina ou O Terceiro Cinema latino americano

Autores

  • Patricia Ferreira Moreno Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v23i1.7664

Palavras-chave:

Cultura

Resumo

No decorrer dos anos de 1960 e início da década de 1970 surgiu uma forma particular de engajamento político na produção cinematográfica da América Latina. Trata-se do chamado Nuevo Cine Latino Americano (NCLA). Temas ligados aos problemas comuns dos povos da América Latina, como a exploração colonial, a descolonização, o Neocolonialismo, o subdesenvolvimento e a alienação foram recorrentes nessas produções. Os cineastas do movimento procuravam anunciar suas identidades através de teorias e de uma linguagem cinematográfica própria. Analisamos aqui tais identidades e discursos pensando essas operações como mecanismos de difusão e circulação de idéias através de uma rede de sociabiblidades. Além disso, procuramos perceber como os cineastas do NCLA, aliando teoria e práxis, criaram memórias que entendiam como relevantes para a perpetuação de seus discursos.

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Publicado

18-04-2011

Como Citar

Moreno, P. F. (2011). Partes do mesmo: o cinema de autor na América Latina ou O Terceiro Cinema latino americano. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 23(1). https://doi.org/10.14393/cdhis.v23i1.7664

Edição

Seção

N.42- Dossiê: A liberdade na/da História: conceitos, objetos de investigação e práticas de pesquisa.