Educação rural em xeque
Dinâmicas de ação entre o Ministério da Agricultura e o Ministério da Educação e Saúde acerca da política educacional rural brasileira (1930-1960)
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n2.2024.76266Resumo
O artigo propõe compreender algumas dinâmicas relacionadas à atuação do Estado brasileiro no que se refere ao tema da educação rural entre 1930 e 1960. Por meio do uso de diferentes fontes documentais, como os relatórios e boletins do Ministério da Agricultura (MA) e do Ministério da Educação e Saúde Pública (MES), assim como materiais produzidos por seus órgãos como a Superintendência de Educação Agrícola e Veterinária (SEAV/MA), pelo Serviço de Informação Agrícola (SIA/MA), o Departamento Nacional de Educação (DNE/MES) e o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP/MES). Dessa forma, se pretende identificar algumas das principais políticas estatais para educação rural no período, bem como um campo de disputas ideológicas entre ambos os ministérios, sendo possível evidenciar dinâmicas e concepções divergentes sobre a forma de condução das políticas de educação rural e, consequentemente, do tratamento das populações agrárias do período entre ambos organismos.