Educação rural em xeque

Dinâmicas de ação entre o Ministério da Agricultura e o Ministério da Educação e Saúde acerca da política educacional rural brasileira (1930-1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n2.2024.76266

Resumo

O artigo propõe compreender algumas dinâmicas relacionadas à atuação do Estado brasileiro no que se refere ao tema da educação rural entre 1930 e 1960. Por meio do uso de diferentes fontes documentais, como os relatórios e boletins do Ministério da Agricultura (MA) e do Ministério da Educação e Saúde Pública (MES), assim como materiais produzidos por seus órgãos como a Superintendência de Educação Agrícola e Veterinária (SEAV/MA), pelo Serviço de Informação Agrícola (SIA/MA), o Departamento Nacional de Educação (DNE/MES) e o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP/MES). Dessa forma, se pretende identificar algumas das principais políticas estatais para educação rural no período, bem como um campo de disputas ideológicas entre ambos os ministérios, sendo possível evidenciar dinâmicas e concepções divergentes sobre a forma de condução das políticas de educação rural e, consequentemente, do tratamento das populações agrárias do período entre ambos organismos.

 

Biografia do Autor

  • Carolina da Cunha Rocha, Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

    Doutora em História por El Colegio de México (México) e Mestre em História pela Universidade de Brasília (UnB, Brasil). Pesquisadora e professora no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Escola Nacional de Administração Pública (Enap, Brasil). Integrante dos grupos de pesquisa Novos paradigmas de governança e desenvolvimento (Enap/CNPq) e Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos (UERJ/CNPq).

  • Adriana Mendonça Cunha, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

    Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS).

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Publicado

21-01-2025

Edição

Seção

Dossiê Espaço rural, populações tradicionais e políticas de Estado (séculos XIX-XXI)

Como Citar

Educação rural em xeque: Dinâmicas de ação entre o Ministério da Agricultura e o Ministério da Educação e Saúde acerca da política educacional rural brasileira (1930-1960) . (2025). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(2), 12-52. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n2.2024.76266