Um século de progresso (1862-1962)

A construção da memória sobre a transformação da agricultura norte-americana

Autores

  • Leonardo Ribeiro Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n2.2024.75828

Resumo

Este artigo discute como no início da década de 1960 foram reavivadas as medidas do congresso dos Estados Unidos de 1862 que visavam à transformação da agricultura naquele país. Para além do desenvolvimento da agricultura ou da economia no geral, as comemorações daquele primeiro centenário eram uma atualização da almejada projeção do americanismo como forma de fazer frente aos outros projetos em disputa naquele contexto. Refiro-me, sobremaneira, à expansão do socialismo de cariz soviético, em um contexto de tensão internacional no início da década de 1960. Mais do que uma efeméride e exposição dos avanços da agricultura norte-americana, estavam delineados a defesa de uma visão de mundo a ser exportada para outras nações, principalmente para os países da chamada América Latina. Essa perspectiva atualizava e dava prosseguimento a uma longa tradição que apresentava os Estados Unidos como sendo um modelo a ser adotado pelo então chamado mundo livre. Nesse artigo trato como fontes, sobretudo, o mural localizado na Purdue University, intitulado The Spirit of the Land Grant College de 1961, o artigo de Byron T. Shaw, publicado na Revista Turrialba, periódico do país centro-americano, Costa Rica, mais o The Yearbook of the U.S. Department of Agriculture, ambos de 1962.

Biografia do Autor

  • Leonardo Ribeiro Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

    Doutor (2019) e Mestre (2013) em Educação - Linha de Pesquisa: História da Educação. Licenciado (1999) e Bacharel (2000) em História, todos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação - GEPHE. Integrante do NUPES - Núcleo de Pesquisa Educação dos Sentidos e das Sensibilidades. Professor de História no Ensino Básico entre 2000 e setembro de 2016 nas redes pública e privada. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG - Campus Santa Luzia.

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Publicado

21-01-2025

Edição

Seção

Dossiê Espaço rural, populações tradicionais e políticas de Estado (séculos XIX-XXI)

Como Citar

Um século de progresso (1862-1962): A construção da memória sobre a transformação da agricultura norte-americana. (2025). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(2), 497-526. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n2.2024.75828