A história da educação rural

Um balanço a partir das teses e dissertações no Brasil (2018-2023)

Autores

  • Rejanne do Carmo Ramos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Gilmário Moreira Brito Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n2.2024.75737

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir a literatura produzida entre 2018 e 2023, sobre História da Educação Rural. O estudo se baseou no levantamento de teses e dissertações publicadas, entre 2018 e 2023, realizado nas interfaces de domínio público Portal de Periódicos da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Esse balanço de sistematização e organização das informações permitiu observar o campo da história da educação rural em pleno funcionamento, com vistas a compreender as características, tendências, lacunas e desafios. Ao esquadriar temas, espaços e fontes utilizadas pelos pesquisadores, torna-se possível identificar o lugar ocupado pela educação rural na história da educação.

Biografia do Autor

  • Rejanne do Carmo Ramos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • Gilmário Moreira Brito, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Doutor em História Social. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  Líder do Grupo de Estudo Educação, História, Culturas e Linguagens (GEHCEL).

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Publicado

21-01-2025

Edição

Seção

Dossiê Espaço rural, populações tradicionais e políticas de Estado (séculos XIX-XXI)

Como Citar

A história da educação rural: Um balanço a partir das teses e dissertações no Brasil (2018-2023). (2025). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(2), 76-112. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n2.2024.75737