Acción Cultural Popular – ACPO (1947-1974)

un vínculo entre los intereses del Estado, la iglesia y los agencias internacionales para la educación de los campesinos

Autores

  • Sara Evelin Urrea Quintero Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n2.2024.75731

Resumo

Ação Cultural Popular – ACPO foi uma proposta para a educação de adultos camponeses que surgiu no meio do século XX. Inicialmente conhecida como Rádio Sutatenza, baseou-se na proposta de Educação Fundamental da UNESCO para oferecer uma alternativa educacional por meio do uso combinado de meios de comunicação, o que seria estratégico para alcançar os lugares mais remotos da geografia colombiana. Como objetivo, este texto se propõe a analisar a proposta educacional da ACPO e seu sucesso em congregar os interesses da Igreja, do Estado e das agências internacionais, apresentando-se como uma “missão divina” no plano terreno, um projeto “neutro” em relação à política e uma possibilidade de baixo custo para expandir a educação em um país “subdesenvolvido”. Diferentes documentos institucionais são utilizados como fontes, permitindo compreender as leituras sobre o campo e o camponês, além das alocações de interesses do Estado, da Igreja e das agências internacionais. O desenvolvimento histórico da proposta é um ponto de partida para a expansão de propostas de educação radiofônica na América Latina durante a segunda metade do século XX.

Biografia do Autor

  • Sara Evelin Urrea Quintero, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social – Doutorado Latino-Americano, da Faculdade de Educação da UFMG. Bolsista de Pós-Doutorado Júnior do CNPq. 

Downloads

Publicado

21-01-2025

Edição

Seção

Dossiê Espaço rural, populações tradicionais e políticas de Estado (séculos XIX-XXI)

Como Citar

Acción Cultural Popular – ACPO (1947-1974): un vínculo entre los intereses del Estado, la iglesia y los agencias internacionales para la educación de los campesinos. (2025). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(2), 53-75. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n2.2024.75731