Ensaio Crítico à ideia de “Crise de Hegemonia dos EUA"

Autores

  • Mário Costa de Paiva Guimarães Júnior Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.73883

Resumo

A análise sobre a conjuntura internacional referente a dominação imperialista é um instrumento importante que influencia a elaboração de táticas políticas da classe trabalhadora organizada que luta pela superação da condição de dependência econômica que caracteriza os países da América Latina. A proposta deste ensaio visa refletir criticamente sobre a hipótese na qual afirma que o mundo hoje vive há anos uma crise de hegemonia dos Estados Unidos da América (EUA) de modo que a estrutura das relações internacionais será modificada a médio tempo frente a rápida e vertiginosa ascensão da China. Neste sentido, o ensaio propõe apresentar aspectos da política econômica internacional que contrapõe essa avaliação de que os EUA vivencia nesse momento uma crise de hegemonia. Para isso o ensaio levará em consideração que a referida reflexão deve estar atrelada ao padrão neoliberal de reprodução do capital que caracteriza a conjuntura internacional desde a década de 1970.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Costa de Paiva Guimarães Júnior, Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia

Técnico Administrativo em Educação no Centro de Documentação e Pesquisa em História da Universidade Federal de Uberlândia. Possui Graduação e Mestrado em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Estudante do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas (PPGECsA) da Universidade de Brasília (UnB).

Email: mariojunior@ufu.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0424-2907

Downloads

Publicado

29-07-2024

Como Citar

Costa de Paiva Guimarães Júnior, M. (2024). Ensaio Crítico à ideia de “Crise de Hegemonia dos EUA". Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(1), 339–356. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.73883