O Ensino Religioso e sua construção epistemológica em teses e dissertações no Estado de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.73593Resumo
Este artigo apresenta os resultados obtidos através de pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Stricto sensu (XXX) da Universidade (XXX). A dissertação desenvolvida foi defendida no ano de (XXX) e buscou desvelar as configurações existentes na produção acadêmica em níveis de Mestrado e Doutorado sobre o Ensino Religioso que tenham sido produzidas no Estado de Goiás entre 1997 e 2021. Para alcançar tal objetivo, tentamos nos aproximar do Método Fenomenológico, através do procedimento de revisão bibliográfica de caráter exploratório e abordagem qualitativa. Os debates teóricos utilizaram autores como Bhabha (2019), Hall (2020), Koselleck (2014), Junqueira, Rodrigues e Martins Filho (2015), entre outros. Os resultados obtidos foram apresentados através da proposta de Gilles e Deleuze (2019) de Cartografia Social, isto é, as análises se organizaram através do mapeamento do fenômeno estudado. Concluímos, assim, que o Ensino Religioso percorreu trajetos conflituosos em sua história, mas isso garantiu que suas possibilidades de ensino-aprendizagem se comportem enquanto dispositivos de interação e intervenção social. Afirmamos, ainda, que repensar a epistemologia do Ensino Religioso através das produções acadêmicas permite reconstruir o espaço escolar para o encontro entre as diversidades culturais e diálogo entre elas.