A laicidade da educação pública no Brasil e o ensino religioso na BNCC

Autores

  • Alessandro Bem Universidade Estadual de Goiás
  • Ariovaldo Lopes Pereira Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.73272

Resumo

Este artigo é o relato de um estudo de base qualitativa, desenvolvido por meio de análise documental, abordando aspectos legais/políticos e teóricos/epistemológicos acerca da laicidade da educação pública no Brasil e o ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em uma escola pública. O principal objetivo da pesquisa é perceber se, e em que medida, a laicidade constitucional do Estado e, consequentemente, da educação brasileira, é garantida na BNCC, se legitima na escola, e contribui para o combate à intolerância religiosa nesse contexto. Para tanto, são analisados documentos que orientam a educação básica no Brasil, com especial atenção para a BNCC, e o projeto político-pedagógico de uma escola estadual, a fim de avaliar a efetividade da proposta de ensino religioso da BNCC naquele contexto. Os resultados evidenciam que a concepção de laicidade na educação é complexa, e o ensino religioso nem sempre promove o respeito à diversidade religiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariovaldo Lopes Pereira, Universidade Estadual de Goiás

Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás. Mestre em Linguística Aplicada pela UnB. Doutor em Linguística Aplicada pela Unicamp, com pós-doutorado em Estudos Línguísticos e Literários em Inglês pela USP.

Downloads

Publicado

29-07-2024

Como Citar

Bem, A., & Pereira, A. L. (2024). A laicidade da educação pública no Brasil e o ensino religioso na BNCC. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(1), 73–103. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.73272

Edição

Seção

Dossiê Educação, Religião e Religiosidade: conexões histórico-sociais.