A laicidade da educação pública no Brasil e o ensino religioso na BNCC

Autores

  • Alessandro Bem Universidade Estadual de Goiás
  • Ariovaldo Lopes Pereira Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.73272

Resumo

Este artigo é o relato de um estudo de base qualitativa, desenvolvido por meio de análise documental, abordando aspectos legais/políticos e teóricos/epistemológicos acerca da laicidade da educação pública no Brasil e o ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em uma escola pública. O principal objetivo da pesquisa é perceber se, e em que medida, a laicidade constitucional do Estado e, consequentemente, da educação brasileira, é garantida na BNCC, se legitima na escola, e contribui para o combate à intolerância religiosa nesse contexto. Para tanto, são analisados documentos que orientam a educação básica no Brasil, com especial atenção para a BNCC, e o projeto político-pedagógico de uma escola estadual, a fim de avaliar a efetividade da proposta de ensino religioso da BNCC naquele contexto. Os resultados evidenciam que a concepção de laicidade na educação é complexa, e o ensino religioso nem sempre promove o respeito à diversidade religiosa.

Biografia do Autor

  • Ariovaldo Lopes Pereira, Universidade Estadual de Goiás

    Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás. Mestre em Linguística Aplicada pela UnB. Doutor em Linguística Aplicada pela Unicamp, com pós-doutorado em Estudos Línguísticos e Literários em Inglês pela USP.

Downloads

Publicado

29-07-2024

Edição

Seção

Dossiê Educação, Religião e Religiosidade: conexões histórico-sociais.

Como Citar

A laicidade da educação pública no Brasil e o ensino religioso na BNCC. (2024). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(1), 73-103. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.73272