Usos do passado e arquivos: questões em torno da pesquisa histórica

Autores

  • Paulo Knauss de Mendonça Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v1i40.7326

Resumo

O artigo aborda a função dos arquivos naatualidade, especialmente os das universidades, comouma construção das formas contemporâneas de promoçãode memórias, registro de que vive-se num tempo distintodos tempos anteriores. Nos arquivos, organiza-se oencontro com o presente pela ruptura com o passado enão pela continuidade. Na diferença dos tempos é que sedá conta da própria historicidade. Enquanto equipamentocultural, os arquivos públicos são sempre encarados comorecursos de conhecimento e de animação do espírito e dacuriosidade pela ciência e pela educação. A cultura e oconhecimento são dimensões da cidadaniacontemporânea, por serem domínios da livre expressão ede afirmação de identidades, além de movimentar umaeconomia peculiar de proporções significativas.

Biografia do Autor

  • Paulo Knauss de Mendonça, Universidade Federal Fluminense
    Professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminensee Diretor-Geral do Arquivo Púbico do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Edição

Seção

Arquivo, Documento e Memória

Como Citar

Usos do passado e arquivos: questões em torno da pesquisa histórica. (2010). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 1(40). https://doi.org/10.14393/cdhis.v1i40.7326