Usos do passado e arquivos: questões em torno da pesquisa histórica

Autores

  • Paulo Knauss de Mendonça Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v1i40.7326

Resumo

O artigo aborda a função dos arquivos naatualidade, especialmente os das universidades, comouma construção das formas contemporâneas de promoçãode memórias, registro de que vive-se num tempo distintodos tempos anteriores. Nos arquivos, organiza-se oencontro com o presente pela ruptura com o passado enão pela continuidade. Na diferença dos tempos é que sedá conta da própria historicidade. Enquanto equipamentocultural, os arquivos públicos são sempre encarados comorecursos de conhecimento e de animação do espírito e dacuriosidade pela ciência e pela educação. A cultura e oconhecimento são dimensões da cidadaniacontemporânea, por serem domínios da livre expressão ede afirmação de identidades, além de movimentar umaeconomia peculiar de proporções significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Knauss de Mendonça, Universidade Federal Fluminense

Professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminensee Diretor-Geral do Arquivo Púbico do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Como Citar

Mendonça, P. K. de. (2010). Usos do passado e arquivos: questões em torno da pesquisa histórica. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 1(40). https://doi.org/10.14393/cdhis.v1i40.7326

Edição

Seção

Arquivo, Documento e Memória