Educação, Religião e Ideologia

A nova direita brasileira e a formação de cidadãos conservadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.73210

Resumo

A presente pesquisa tensiona a discussão sobre o que as famílias conservadoras pensam como projeto de educação à luz da formação de valores, dos seus princípios religiosos e da defesa da necessidade de escolas personalizadas e da legalização do homeschooling. O problema da pesquisa parte da seguinte reflexão: qual seriam os argumentos que levam as famílias conservadoras fundamentalistas a defenderem a criação de escolas personalizadas e a legalização do homeschooling e como os meios de comunicação e mídias sociais ajudam a disseminar sua ideologia? Este estudo tem como objetivo revelar o projeto educacional das famílias alienadas à ideologia conservadora e fundamentalista da Nova Direita brasileira. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, e a coleta de dados se deu a partir de um levantamento bibliográfico de textos acadêmicos sobre o tema em questão e do monitoramento do grupo de WhatsApp Catolicidades&Educação, durante o período de outubro de 2023 a janeiro de 2024, com 505 participantes de todos os estados brasileiros. Este documento conclui que a Nova Direita brasileira tem um projeto de educação elitista, segregador, encharcado de moralismo religioso e que desconsidera uma educação democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-07-2024

Como Citar

Lima, R. V. G. de, & junqueira, S. R. A. (2024). Educação, Religião e Ideologia: A nova direita brasileira e a formação de cidadãos conservadores. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(1), 137–161. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.73210

Edição

Seção

Dossiê Educação, Religião e Religiosidade: conexões histórico-sociais.