Um homem influencia o outro?

O discurso religioso na tradição da escrita de Christine de Pizán e de Cervantes

Autores

  • Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida Universidade Estadual de Montes Claros-MG.

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.72927

Resumo

Este breve estudo pretende percorrer uma trajetória das produções orientadoras da conduta de mulheres pelo discurso masculino na Idade Média e a repercussão dessa produção, realizada por homens, na escrita da escritora Cristina de Pizán, na Idade Média, e na escrita de Cervantes, na entrada da Idade Moderna. Sabe-se que grande parte dessa produção tem teor moral e religioso, sobretudo porque têm sua gênese no período de predominância no pensamento católico sobre a região Ibérica, o que fomentou os discursos misóginos, tendo em vista a inferioridade da mulher frente ao homem. Contudo, nosso propósito não é examinar tais narrativas ficcionais, no entanto, sugerir que o leitor adentre aos escritos desses autores a fim de averiguar como a autoria, seja de homem ou de mulher, foi, num plano superficial, conformadora com o discurso predominante, e, por outro lado, tanto o homem quanto a mulher, lançou mão das representações literárias aqui sugeridas, buscaram estratégias para registrar o lugar da mulher, mesmo contra as práticas e o discursos predominantes da tradição.

PALAVRAS CHAVE: Misoginia; Idade Média; Idade Moderna; Literatura.

Biografia do Autor

  • Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros-MG.

    Pós-doutora em Literatura. Doutora em literatura brasileira. Doutora em Literatura espanhola. Universidade Estadual de Montes Claros-MG.
    E-mail: edwirgensletras@yahoo.com.br            

    ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2297-6800

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Publicado

29-07-2024

Edição

Seção

Dossiê Educação, Religião e Religiosidade: conexões histórico-sociais.

Como Citar

Um homem influencia o outro? : O discurso religioso na tradição da escrita de Christine de Pizán e de Cervantes . (2024). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(1), 192-225. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.72927