Gêneros e sexualidades: trato com temas transversais na disciplina de Ensino Religioso em escolas de Recife

Autores

  • Aurenéa Maria de Oliveira UFPE
  • Jacilene Maria Silva UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.72611

Resumo

Este trabalho adotou a coleta de dados com entrevistas semi-estruturadas, fazendo uso da Análise de Discurso Francesa (AD) como metodologia. Como referencial teórico utilizamos a conceituação de Judith Butler acerca de gêneros e sexualidades. O objetivo do estudo foi o de compreender e avaliar o lugar que mulheres comumente marginalizadas na sociedade como: profissionais do sexo, lésbicas, bissexuais e transgêneros ocupam na disciplina de Ensino Religioso (ER), em escolas públicas municipais e estaduais da cidade de Recife, isto feito com o fim de verificar atitudes de estímulo ou não ao estigma e à intolerância praticadas contra elas. A meta foi a de contribuir para o combate à misoginia, homofobia e à transfobia, mediante exame dos discursos de docentes acerca dos conteúdos programáticos ministrados no ER, no sentido de posição e valor atribuídos ao gênero feminino nas cosmologias religiosas abordadas. Nos resultados, verificamos a presença da ideologia da invisibilidade/indiferença aos temas transversais gêneros e sexualidades nos discursos dos entrevistados que atuam ou atuaram como professores de ER, o que estimula práticas violentas e domesticadoras contra as mulheres em tela.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurenéa Maria de Oliveira, UFPE

Doutora em Sociologia. UFPE.

E-mail: aurenea@hotmail.com                                        

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1033-4015

Jacilene Maria Silva, UFPE

Graduanda em Pedagogia pela UFPE. Possui mestrado em Direitos Humanos e graduação em Filosofia, também pela UFPE. É integrante do Grupo de estudos em Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades (REMS), cadastrado no CNPq. 

Downloads

Publicado

29-07-2024

Como Citar

Oliveira, A. M. de, & Maria Silva, J. (2024). Gêneros e sexualidades: trato com temas transversais na disciplina de Ensino Religioso em escolas de Recife. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(1), 104–136. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.72611

Edição

Seção

Dossiê Educação, Religião e Religiosidade: conexões histórico-sociais.