Gêneros e sexualidades: trato com temas transversais na disciplina de Ensino Religioso em escolas de Recife
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.72611Resumo
Este trabalho adotou a coleta de dados com entrevistas semi-estruturadas, fazendo uso da Análise de Discurso Francesa (AD) como metodologia. Como referencial teórico utilizamos a conceituação de Judith Butler acerca de gêneros e sexualidades. O objetivo do estudo foi o de compreender e avaliar o lugar que mulheres comumente marginalizadas na sociedade como: profissionais do sexo, lésbicas, bissexuais e transgêneros ocupam na disciplina de Ensino Religioso (ER), em escolas públicas municipais e estaduais da cidade de Recife, isto feito com o fim de verificar atitudes de estímulo ou não ao estigma e à intolerância praticadas contra elas. A meta foi a de contribuir para o combate à misoginia, homofobia e à transfobia, mediante exame dos discursos de docentes acerca dos conteúdos programáticos ministrados no ER, no sentido de posição e valor atribuídos ao gênero feminino nas cosmologias religiosas abordadas. Nos resultados, verificamos a presença da ideologia da invisibilidade/indiferença aos temas transversais gêneros e sexualidades nos discursos dos entrevistados que atuam ou atuaram como professores de ER, o que estimula práticas violentas e domesticadoras contra as mulheres em tela.