A Educação Patrimonial nos livros didáticos de História

Autores

  • Jaime de Lima Guimarães Junior Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Ana Nascimento Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE https://orcid.org/0000-0003-1496-9675

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.72554

Resumo

As análises apresentadas neste artigo envolvem a Educação Patrimonial e seu espaço dentro dos livros didáticos de História do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD 2017-2019) utilizados pelos alunos das escolas públicas estaduais no município de Camaragibe, Pernambuco, Brasil. Com as novas interpretações históricas relacionadas à mudança na forma como se pensa e se escreve a História, a partir da redemocratização do Brasil, permitiu novas abordagens historiográficas dentro da academia que, segundo a hipótese levantada durante o processo de pesquisa, repercutiu também na produção de conteúdo dos livros didáticos e no ambiente escolar como um todo. Ao reconhecer tais mudanças, foi possível pensar na Educação Patrimonial como ponto a ser abordado na tentativa de capturar, nestes livros, esta metodologia de ensino através dos conceitos e atividades propostas. Desta forma, o objetivo da investigação, que resultou neste texto, foi revelar o conteúdo e a metodologia sobre Educação Patrimonial nos livros didáticos e analisar se os objetivos propostos pelos PCN’s de História e pelas DCN’s, dialogam com as exigências do citado Edital de Convocação do PNLD.

Biografia do Autor

  • Jaime de Lima Guimarães Junior, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

    Mestre em História, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

    E-mail: jaime.guimaraesjr@gmail.com

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1868-2471

  • Ana Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

    Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Atualmente é professor associado aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco. É membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica _ NEPARQ da UFRPE. É sócia efetiva da SAB- Sociedade de Arqueologia Brasileira e da SAB Regional Nordeste. Membro da Associação Brasileira de Arte Rupestre - ABAR. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, Memória e Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: história e patrimônio, história de Pernambuco, história do brasil colonial, arqueologia do Nordeste do brasil e arqueologia histórica.

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Publicado

29-07-2024

Como Citar

A Educação Patrimonial nos livros didáticos de História. (2024). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(1), 463-496. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.72554