A Educação Patrimonial nos livros didáticos de História

Autores

  • Jaime de Lima Guimarães Junior Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Ana Nascimento Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE https://orcid.org/0000-0003-1496-9675

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.72554

Resumo

As análises apresentadas neste artigo envolvem a Educação Patrimonial e seu espaço dentro dos livros didáticos de História do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD 2017-2019) utilizados pelos alunos das escolas públicas estaduais no município de Camaragibe, Pernambuco, Brasil. Com as novas interpretações históricas relacionadas à mudança na forma como se pensa e se escreve a História, a partir da redemocratização do Brasil, permitiu novas abordagens historiográficas dentro da academia que, segundo a hipótese levantada durante o processo de pesquisa, repercutiu também na produção de conteúdo dos livros didáticos e no ambiente escolar como um todo. Ao reconhecer tais mudanças, foi possível pensar na Educação Patrimonial como ponto a ser abordado na tentativa de capturar, nestes livros, esta metodologia de ensino através dos conceitos e atividades propostas. Desta forma, o objetivo da investigação, que resultou neste texto, foi revelar o conteúdo e a metodologia sobre Educação Patrimonial nos livros didáticos e analisar se os objetivos propostos pelos PCN’s de História e pelas DCN’s, dialogam com as exigências do citado Edital de Convocação do PNLD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime de Lima Guimarães Junior, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestre em História, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

E-mail: jaime.guimaraesjr@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1868-2471

Ana Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1990) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Atualmente é professor associado aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco. É membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica _ NEPARQ da UFRPE. É sócia efetiva da SAB- Sociedade de Arqueologia Brasileira e da SAB Regional Nordeste. Membro da Associação Brasileira de Arte Rupestre - ABAR. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, Memória e Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: história e patrimônio, história de Pernambuco, história do brasil colonial, arqueologia do Nordeste do brasil e arqueologia histórica.

Downloads

Publicado

29-07-2024

Como Citar

de Lima Guimarães Junior, J., & Lúcia do Nascimento Oliveira, A. (2024). A Educação Patrimonial nos livros didáticos de História. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(1), 463–496. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.72554