A Educação Patrimonial nos livros didáticos de História
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.72554Resumo
As análises apresentadas neste artigo envolvem a Educação Patrimonial e seu espaço dentro dos livros didáticos de História do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD 2017-2019) utilizados pelos alunos das escolas públicas estaduais no município de Camaragibe, Pernambuco, Brasil. Com as novas interpretações históricas relacionadas à mudança na forma como se pensa e se escreve a História, a partir da redemocratização do Brasil, permitiu novas abordagens historiográficas dentro da academia que, segundo a hipótese levantada durante o processo de pesquisa, repercutiu também na produção de conteúdo dos livros didáticos e no ambiente escolar como um todo. Ao reconhecer tais mudanças, foi possível pensar na Educação Patrimonial como ponto a ser abordado na tentativa de capturar, nestes livros, esta metodologia de ensino através dos conceitos e atividades propostas. Desta forma, o objetivo da investigação, que resultou neste texto, foi revelar o conteúdo e a metodologia sobre Educação Patrimonial nos livros didáticos e analisar se os objetivos propostos pelos PCN’s de História e pelas DCN’s, dialogam com as exigências do citado Edital de Convocação do PNLD.