Do preso ao solto: Estudo de caso da identidade afro- infantil através do cabelo

Autores

  • Maria da Conceição da Silva Cordeiro UNIFAP
  • Maria de Nazaré Farias de Lima Faculdade META

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.72421

Resumo

Este artigo tem como proposta de análise a prática do racismo contra crianças negras pela estética do cabelo afro no ambiente escolar. Busca analisar os estereótipos socialmente construídos em torno dessa estética e de como a escola se constitui de um espaço educacional racista. Analisa a construção de formas representativas dessa forma de preconceito e de como esse aspecto, de forma recorrente, tem se apresentado no espaço escolar. O objetivo do estudo é analisar as representações sociais do cabelo crespo no espaço escolar e de como esse aspecto interfere na autoestima da criança e na valorização de sua estética. O desenho metodológico se constitui a partir de Robert. K. Yin (2001) e Carlos Gil (2007) pela elaboração de um estudo de caso em profundidade a respeito do racismo praticado na escola contra uma criança negra e noticiado pelo jornal Estado de Minas Gerais no dia 23 de junho de 2017. Destacamos os conceitos de racismo associado as práticas de exclusão, discriminação e a estética corporal, enfatizando, principalmente, as ferramentas analíticas dos autores Frantz Fanon (2008); e Kabengele Munanga (2005). Partindo dessa premissa formulamos as questões norteadoras da pesquisa: qual o espaço deve ser dedicado à criança para a valorização do seu fenótipo e empoderamento? Quais são as mudanças que a comunidade escolar precisa fazer para que esse aluno se sinta representado e aceito por seus colegas? Palavras-chave: Escola. Racismo. Criança Negra. Cabelo Afro.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição da Silva Cordeiro , UNIFAP

Doutora em Sociologia. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

E-mail: anancey@bol.com.br

Maria de Nazaré Farias de Lima , Faculdade META

Especialista em Ciência da Religião. Faculdade META.

E-mail: mralima02@gmail.com

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Publicado

29-07-2024

Como Citar

da Silva Cordeiro , M. da C., & Farias de Lima , M. de N. (2024). Do preso ao solto: Estudo de caso da identidade afro- infantil através do cabelo . Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(1), 551–581. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.72421