Entre Trilhos e Promessas

os primeiros dez anos da Companhia de Estradas de Ferro D. Pedro II sob uma direção inesperada

Autores

  • Miguel Vitor de Araujo Vieira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.72172

Resumo

No contexto da segunda metade do século XIX, Cristiano Benedito Ottoni, figura destacada como engenheiro, professor, político e administrador, ocupou um espaço central nas iniciativas voltadas ao progresso material do Brasil. Tanto como o primeiro dirigente da Companhia de Estradas de Ferro Pedro II de 1855 a 1865 quanto como político, tendo sido profundamente influenciado pelas experiências europeias e norte-americanas de modernidade. Este artigo explora a implementação e consolidação da Companhia, examinando suas contradições, alcance e grupos de interesse envolvidos. As fontes principais analisadas incluem as obras de Ottoni, "O Futuro das Estradas de Ferro no Brasil" (1859) e sua "Autobiografia" (1870). O objetivo é compreender a significância real da companhia para a implementação ferroviária e o real papel desempenhado por Ottoni durante sua gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Vitor de Araujo Vieira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Licenciado e bacharel em História e mestrando e Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

E-mail para contato: miguel.vitor@educacao.mg.gov.br

ORCID: https://orcid.org/0009-0004-6056-5019

Downloads

Publicado

29-07-2024

Como Citar

de Araujo Vieira, M. V. (2024). Entre Trilhos e Promessas: os primeiros dez anos da Companhia de Estradas de Ferro D. Pedro II sob uma direção inesperada. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(1), 435–462. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.72172