Terror, memória e trauma em À sombra das torres ausentes, de Art Spiegelman

Autores

  • Clóvis Mendes Gruner

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n1.2023.69465

Resumo

O objeto desse artigo é a história em quadrinhos “À sombra das torres ausentes”, de Art Spiegelman. Publicada em forma de livro em 2004, suas 10 pranchas apareceram entre 2002 e 2003, individualmente ou em conjunto, em jornais e revistas dos Estados Unidos e países da Europa. Na primeira parte, é apresentada a obra e sua trajetória no mercado editorial norte-americano, até a edição definitiva. Na sequência, são discutidas algumas das imagens produzidas por Spiegelman a partir da noção de acontecimento sem precedentes, do filósofo francês Jacques Derrida. Finalmente, na terceira e última parte, são analisadas duas pranchas com o intuito de pensar como a narrativa de Spiegelman produz relações com o tempo histórico e a memória traumática. Recorrendo aos conceitos de montagem e remontagem, de Georges Didi-Huberman, a intenção é mostrar como as experimentações visuais de Spiegelman criam uma singular anacronia temporal em que o presente é atravessado pelas distintas temporalidades passadas que o habitam.

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Publicado

02-07-2023

Como Citar

Mendes Gruner , C. (2023). Terror, memória e trauma em À sombra das torres ausentes, de Art Spiegelman. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 36(1), 329–355. https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n1.2023.69465

Edição

Seção

Dossiê 36: Quadrinhos e EUA