Os Fumetti Tex Willer

leituras e apropriações transnacionais do mito do cowboy estadunidense no Tempo Presente

Autores

  • Emerson César de Campos
  • Aline Ferreira Antunes

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n1.2023.69280

Resumo

Propõe-se nesse artigo reflexões a partir de pesquisas realizadas nas áreas de História e Performances Culturais. A fonte de pesquisa são as Histórias em Quadrinhos (HQs) do personagem italiano Tex Willer, atualmente produzidas pela Sergio Bonelli Editore (SBE), uma criação de Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini, as quais seguem sendo publicadas desde 1948. Refletimos acerca de um produto de mercado híbrido (CANCLINI, 1999) e transnacional, fruto de culturas convergentes (JENKINS, 2009), que dialogam entre si e produzem tanto faroestes clássicos no cinema hollywoodiano, quanto spaghetti westerns numa ideia de região (BOURDIEU, 2010) aqui explicitada por wilderness. A partir da relação entre os fumetti (quadrinhos italianos) TEX e o cinema, analisou-se as performances dos leitores/fãs brasileiros da revista e suas devolutivas, sejam elas em formato de cartas, de posts (em grupos de Facebook e Instagram), tatuagens, cordéis, objetos pessoais ou mesmo produção de cosplays dos personagens principais das fumetti mais publicadas e mais longevas do gênero faroeste.

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Publicado

02-07-2023

Como Citar

César de Campos, E., & Ferreira Antunes , A. (2023). Os Fumetti Tex Willer: leituras e apropriações transnacionais do mito do cowboy estadunidense no Tempo Presente. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 36(1), 356–390. https://doi.org/10.14393/cdhis.v36n1.2023.69280

Edição

Seção

Dossiê 36: Quadrinhos e EUA