A “ideologia de gênero”: uma estratégia política reacionária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.65034

Resumo

Este presente artigo visa explorar o processo de construção do conceito de “ideologia de gênero” que nos últimos anos tem sido alvo de uma série de debates na sociedade civil e nas instâncias legislativas. Por meio da análise da influência das forças religiosas e conservadoras no seu processo de elaboração, buscaremos mostrar como este conceito foi moldado a partir de uma resposta reacionária aos avanços conquistados pelas lutas femininas e pela difusão das perspectivas de gênero. Para este fim, faremos uma contextualização histórica das lutas de gênero, de modo a apontar os principais debates que as acompanharam. Posteriormente exploraremos como a “ideologia de gênero”, ao incutir na sociedade civil uma espécie de pânico moral, foi estrategicamente apropriada pelo jogo político e passou a funcionar como um emblema central do avanço do conservadorismo no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilda Renata Andreata Sesquim, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisadora vinculada à Linha de pesquisa 2: Ideias, Linguagens e historiografia, sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolve pesquisa na área de Teoria e História da Historiografia Brasileira, onde tem como objeto de estudo a História das Mulheres Intelectuais no Brasil. Participou como bolsista de iniciação científica do projeto "Quem foi Lêda Boechat? O Feminino, o Liberalismo e os problemas sociais brasileiros (1935-1945) (PIP/ 2019-2020)". Participa do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM). Atua no projeto de extensão HH Magazine: humanidades em rede - História pública democrática (2019-2022), onde desempenha a função de Editora Assistente do portal científico HH Magazine: humanidades em rede.

Downloads

Publicado

29-07-2024

Como Citar

Andreata Sesquim, I. R. (2024). A “ideologia de gênero”: uma estratégia política reacionária. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 37(1), 529–550. https://doi.org/10.14393/cdhis.v37n1.2024.65034