Reflexões sobre Raízes do Brasil

um ensaio histórico da obra e de sua perspectiva weberiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v35n1.2022.64914

Resumo

O artigo apresenta o contexto histórico do Brasil no período próximo em que Sérgio Buarque de Holanda escreveu a obra Raízes do Brasil. É evidenciada a mudança do paradigma intelectual ao longo do fim do século XIX e início do XX, com enfoque para o papel do Movimento Modernista, ao qual o autor fez parte. A hipótese central é que a influência weberiana em Raízes do Brasil é importante alicerce para compreender e interpretar os fluxos de poder político, econômico e religioso que permeiam o Estado e a sociedade brasileira até os dias de hoje. Propõe-se, portanto, contribuir para o debate encabeçado por Sérgio Buarque de Holanda, inspirado em Max Weber, acerca da construção das identidades do povo brasileiro. Destarte, a partir de elementos característicos da corrente neoweberiana, atualizam-se análises acerca da idiossincrasia, dos fluxos de poder e da burocracia do Estado brasileiro. Ressalta-se, então, que não se pode compreender o momento presente do país sem se atentar para o passado, de igual modo em que ao se planejar o futuro do país há que se conhecer as nossas características como sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Vasconcelos Fleming Machado, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, com pós-graduação lato sensu em Ciência de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (período de intercâmbio na Universidade de Évora - Portugal). Pesquisadora da Economy of Francesco. Auxiliou codificações do Manchetômetro, projeto do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP) do IESP-UERJ de 2017 a 2021. Trabalhou como Analista de Conteúdo para a Colaboradora Social, projeto contemplado por edital FAPERJ, assim como foi Analista Sênior de Conteúdo Integrado do Laboratório de Tendências da FIRJAN. Foi bolsista SEDETEC do setor de Transferência de Tecnologia do CRITT-UFJF e trabalhou voluntariamente como coordenadora de projetos educacionais no setor de Relações Internacionais (ICX) na AIESEC Juiz de Fora (2012), com extensão na AIESEC Lahore-Paquistão (janeiro/2013).

João Gabriel Danon Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Relações Internacionais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciatura em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio/2013) e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2019). Especialista em Relações Internacionais pelo Instituto Brasileiro de Mercado e Capitais (IBMEC-SP/2020). Estágio como licenciado em História pelo Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ), com aulas sobre a crise de 1929 e o Governo Juscelino Kubitschek, aplicação de provas de revisão e acompanhamento pedagógico. Na área de Jornalismo, estágio em Redes Sociais, Cinegrafia e pesquisa de imagem e som. Pesquisador em História Ambiental do projecto de extensão da Escola de Geografia da UFRJ "Saber e Saberes". Atualmente é Assistente de Pesquisa do projeto "Manchetômetro" do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP/UERJ), jornalista do portal de notícias Mundonaweb.com e aluno de mestrado em Relações Internacionais do PPGRI-UERJ. 

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

Vasconcelos Fleming Machado, T., & Danon Tavares, J. G. (2022). Reflexões sobre Raízes do Brasil: um ensaio histórico da obra e de sua perspectiva weberiana. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 35(1), 19–56. https://doi.org/10.14393/cdhis.v35n1.2022.64914