A cegueira de Saramago para além da literatura em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v34n1.2021.60814Resumo
A primeira reação que temos ao nos depararmos com uma situação atípica é a negação. Estar completamente vulnerável e fora da nossa zona de conforto pode ser uma oportunidade de aprendermos a lidar com nós mesmos, embora este não seja o pensamento à priori. Ressignificar nosso lugar no mundo é uma tarefa árdua, mas quando se está disposto a tirar as amarras da cegueira, o processo pode ser menos angustiante do que se imagina. Por isso, o propósito deste trabalho é promover o desenvolvimento das competências socioemocionais a partir da obra Ensaio sobre a cegueira, do escritor português José Saramago. A Experiência aqui desenvolvida com os alunos do ensino médio da Etec de Cotia, no Estado de São Paulo, conduz a um novo olhar sobre o papel da literatura em sala de aula, além de seu poder transformador em cada um de nós.
Palavras-chave: José Saramago; Competências Socioemocionais; Literatura.