A cegueira de Saramago para além da literatura em sala de aula

Autores

  • Cássia Stefanini Vieira UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v34n1.2021.60814

Resumo

A primeira reação que temos ao nos depararmos com uma situação atípica é a negação. Estar completamente vulnerável e fora da nossa zona de conforto pode ser uma oportunidade de aprendermos a lidar com nós mesmos, embora este não seja o pensamento à priori. Ressignificar nosso lugar no mundo é uma tarefa árdua, mas quando se está disposto a tirar as amarras da cegueira, o processo pode ser menos angustiante do que se imagina. Por isso, o propósito deste trabalho é promover o desenvolvimento das competências socioemocionais a partir da obra Ensaio sobre a cegueira, do escritor português José Saramago. A Experiência aqui desenvolvida com os alunos do ensino médio da Etec de Cotia, no Estado de São Paulo, conduz a um novo olhar sobre o papel da literatura em sala de aula, além de seu poder transformador em cada um de nós.

Palavras-chave: José Saramago; Competências Socioemocionais; Literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-06-2021

Como Citar

Vieira, C. S. (2021). A cegueira de Saramago para além da literatura em sala de aula. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 34(1), 256–276. https://doi.org/10.14393/cdhis.v34n1.2021.60814

Edição

Seção

Relato de Experiência