Arquivos e Produção de Conhecimentos Históricos e Educacionais na Contemporaneidade:

entrevista com Adriana Carvalho Koyama

Autores

  • Adriana Carvalho Koya
  • Nara Rúbia de Carvalho Cunha
  • Thiago Lenine Tito Tolentino

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.58609

Resumo

Adriana Carvalho Koyama é professora, historiadora, arquivista e pesquisadora em educação, com uma rica experiência profissional em diversos setores: gestão e educação em arquivos, gestão escolar, docência na educação básica e no ensino superior e pesquisa. Reunindo um sólido e diversificado arcabouço teórico-metodológico, ela vem tematizando o arquivo enquanto espaço de memória e elemento de produção de conhecimentos históricos e educacionais nas diversas frentes em que se desdobra sua trajetória profissional. Este texto foi produzido a partir de um conjunto de questões elaboradas pelos organizadores do dossiê temático Arquivos: teoria e ensino em diálogo com diferentes públicos e gentilmente respondidas pela professora Adriana Carvalho Koyama.  O ponto de partida foi sua densa pesquisa sobre sites de arquivos públicos do Brasil e de outros países da Europa e América do Norte, na qual problematiza a produção de conhecimentos histórico-educacionais na interface com arquivos no universo virtual.

Palavras-chave: Arquivo. História. Conhecimento. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

Koyama, . A. C., de Carvalho Cunha , N. R., & Tito Tolentino, T. L. . (2020). Arquivos e Produção de Conhecimentos Históricos e Educacionais na Contemporaneidade: : entrevista com Adriana Carvalho Koyama. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 33(2), 17–42. https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.58609

Edição

Seção

Arquivo, Documento e Memória