Arquivos e Produção de Conhecimentos Históricos e Educacionais na Contemporaneidade:
entrevista com Adriana Carvalho Koyama
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.58609Resumo
Adriana Carvalho Koyama é professora, historiadora, arquivista e pesquisadora em educação, com uma rica experiência profissional em diversos setores: gestão e educação em arquivos, gestão escolar, docência na educação básica e no ensino superior e pesquisa. Reunindo um sólido e diversificado arcabouço teórico-metodológico, ela vem tematizando o arquivo enquanto espaço de memória e elemento de produção de conhecimentos históricos e educacionais nas diversas frentes em que se desdobra sua trajetória profissional. Este texto foi produzido a partir de um conjunto de questões elaboradas pelos organizadores do dossiê temático Arquivos: teoria e ensino em diálogo com diferentes públicos e gentilmente respondidas pela professora Adriana Carvalho Koyama. O ponto de partida foi sua densa pesquisa sobre sites de arquivos públicos do Brasil e de outros países da Europa e América do Norte, na qual problematiza a produção de conhecimentos histórico-educacionais na interface com arquivos no universo virtual.
Palavras-chave: Arquivo. História. Conhecimento. Educação.