A Fotografia da História à Cidade:

usos e contra-usos do patrimônio sob o olhar do historiador

Autores

  • Luiz Henrique Assis Garcia UFMG
  • Rita Lages Rodrigues UFMG
  • João Marcos Veiga de Oliveira UFMG (doutorando PPGHIS)
  • Elena Lúcia Rivero Pesquisadora associada ao grupo de pesquisa ESTOPIM/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.57723

Resumo

Avaliamos criticamente o papel desempenhado pelos registros fotográficos na construção de representações sobre o espaço urbano e o patrimônio cultural, dentro de uma perspectiva que leva em conta o conceito de cultura visual, com o propósito de considerar as potencialidades da fotografia produzida pelo próprio historiador como ferramenta metodológica de pesquisa. Nosso olhar em campo voltado para certas edificações e locais atenta para usos e contra-usos do patrimônio para compreender e registrar a enunciação pedestre dos citadinos, propondo outro repertório visual em contraponto às panorâmicas, aos planos gerais que caracterizam olhares que partem do poder público ou do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Assis Garcia, UFMG

Graduado, Mestre e Doutor (2007) em História pela FAFICH/ UFMG. Coordenou por 8 anos o Setor de Pesquisa do Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte (MG/BR). É professor do curso de Museologia e do PPG em Ciência da Informação da ECI/UFMG. É um dos coordenadores do grupo de pesquisa ESTOPIM – Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Patrimônio Cultural. É membro da seção latinoamericana da IASPM. Tem experiência nas área de História e Museologia, com trabalhos publicados sobre história da música popular brasileira, patrimônio e memória, trocas culturais, territórios, museus e cidades.

Rita Lages Rodrigues, UFMG

  Possui doutorado (2012) e mestrado (2001) em História na área de concentração História, Tradição e Modernidade: Política, Cultura e Trabalho, pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa História Social da Cultura. [E autora do livro Entre Bruxelas e Belo Horizonte: itinerários da escultora Jeanne Louise Milde. É Professor Adjunto IV do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Estopim, Núcleo de estudos interdisciplinares do Patrimônio Cultural, junto com o pesquisador Luiz Henrique Assis Garcia, e participa dos grupos de pesquisa Centro de Convergência de Novas Mídias e ARte Contemporânea Preservação e Exibição ARTECON. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, especificamente séculos XIX e XX. Atua principalmente nos seguintes temas: Belo Horizonte, História da arquitetura e História da arte, História das cidades, Patrimônio Cultural, História das mulheres.

João Marcos Veiga de Oliveira, UFMG (doutorando PPGHIS)

Doutorando (2019), bolsista Capes, pelo programa de Pós-Graduação em História da UFMG, onde também obteve título de Mestre (2015), na linha de pesquisa História Social da Cultura. Graduação em Jornalismo (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pós-graduado (2010) com especialização em Produção e Crítica Cultural (IEC PUC Minas). É pesquisador dos grupos Estopim, Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM-UFMG) e do NuclUrb, investigando a relação do patrimônio e da história urbana na Rua da Bahia e praças de Belo Horizonte. É assessor de comunicação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e atua profissionalmente como jornalista. Tem experiência na área de educação, comunicação, história, culturas urbanas, sustentabilidade, jornalismo cultural, música e patrimônio.

Elena Lúcia Rivero, Pesquisadora associada ao grupo de pesquisa ESTOPIM/UFMG

Graduada (2011) em História pela Facultad de Humanidades y Ciencias (FHUC) de la Universidad Nacional del Litoral, UNL, Argentina. Mestre (2015) em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura da UFMG.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

Garcia, L. H. A., Lages Rodrigues, R., Veiga de Oliveira, J. M. ., & Rivero, E. L. . (2020). A Fotografia da História à Cidade:: usos e contra-usos do patrimônio sob o olhar do historiador. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 33(2), 155–183. https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.57723

Edição

Seção

Dossiê Arquivos: teoria e ensino em diálogo com diferentes públicos