Museus e seus Públicos:

possibilidades dialógicas, inventivas e interativas

Autores

  • Cyntia Simioni França Universidade do Norte do Paraná
  • Maíra Wencel Ferreira dos Santos Unespar

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.57384

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma experiência formativa desenvolvida em uma disciplina no curso de História da Universidade Estadual do Paraná com estudantes do quarto ano em uma visita realizada, no ano de 2019, ao Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, localizado em Campo Mourão, Paraná. (PR). A experiência formativa provocou estranhamentos e deslocamentos de perspectivas. Os estudantes, ao entrarem em contato com as narrativas do museu e com os objetos expostos, foram estimulados a ressignificar os objetos a partir das suas experiências de vida. Foi possível perceber leituras plurais, provocadas a partir de atividades formativas de produção do conhecimento histórico de forma compartilhada, dialógica e interativa (FRISCH, 2016). Os procedimentos teórico-metodológicos dessas experiências pautaram-se no diálogo entre os sujeitos, estudantes, e objeto, artefato museológico (THOMPSON, 1981), no entrecruzamento de tempos e espaços e na interface com a história pública.

Palavras-chave: Museu. Formação. História pública.

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Biografia do Autor

Cyntia Simioni França, Universidade do Norte do Paraná

Graduada em História - UEL

Mestre em Ensino de História-

Doutora em Educação-Unicamp

Professora do Departamento de História e Educação da Universidade do Norte do Paraná

Pesquisadora do GEPEC- Unicamp

Membro do grupo de Pesquisa - Rastro da USF- Universidade de São Francisco

Pesquisadora do grupo de Mestrado em Metodologias para o ensino de linguagens e suas tecnologias

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

França, C. S., & Ferreira dos Santos, M. W. (2020). Museus e seus Públicos: : possibilidades dialógicas, inventivas e interativas. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 33(2), 251–279. https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.57384

Edição

Seção

Dossiê Arquivos: teoria e ensino em diálogo com diferentes públicos