Museus e seus Públicos:
possibilidades dialógicas, inventivas e interativas
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.57384Resumo
Neste artigo, apresenta-se uma experiência formativa desenvolvida em uma disciplina no curso de História da Universidade Estadual do Paraná com estudantes do quarto ano em uma visita realizada, no ano de 2019, ao Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, localizado em Campo Mourão, Paraná. (PR). A experiência formativa provocou estranhamentos e deslocamentos de perspectivas. Os estudantes, ao entrarem em contato com as narrativas do museu e com os objetos expostos, foram estimulados a ressignificar os objetos a partir das suas experiências de vida. Foi possível perceber leituras plurais, provocadas a partir de atividades formativas de produção do conhecimento histórico de forma compartilhada, dialógica e interativa (FRISCH, 2016). Os procedimentos teórico-metodológicos dessas experiências pautaram-se no diálogo entre os sujeitos, estudantes, e objeto, artefato museológico (THOMPSON, 1981), no entrecruzamento de tempos e espaços e na interface com a história pública.
Palavras-chave: Museu. Formação. História pública.