Museus e seus Públicos:

possibilidades dialógicas, inventivas e interativas

Autores

  • Cyntia Simioni França Universidade do Norte do Paraná
  • Maíra Wencel Ferreira dos Santos Unespar

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.57384

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma experiência formativa desenvolvida em uma disciplina no curso de História da Universidade Estadual do Paraná com estudantes do quarto ano em uma visita realizada, no ano de 2019, ao Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, localizado em Campo Mourão, Paraná. (PR). A experiência formativa provocou estranhamentos e deslocamentos de perspectivas. Os estudantes, ao entrarem em contato com as narrativas do museu e com os objetos expostos, foram estimulados a ressignificar os objetos a partir das suas experiências de vida. Foi possível perceber leituras plurais, provocadas a partir de atividades formativas de produção do conhecimento histórico de forma compartilhada, dialógica e interativa (FRISCH, 2016). Os procedimentos teórico-metodológicos dessas experiências pautaram-se no diálogo entre os sujeitos, estudantes, e objeto, artefato museológico (THOMPSON, 1981), no entrecruzamento de tempos e espaços e na interface com a história pública.

Palavras-chave: Museu. Formação. História pública.

Biografia do Autor

  • Cyntia Simioni França, Universidade do Norte do Paraná

    Graduada em História - UEL

    Mestre em Ensino de História-

    Doutora em Educação-Unicamp

    Professora do Departamento de História e Educação da Universidade do Norte do Paraná

    Pesquisadora do GEPEC- Unicamp

    Membro do grupo de Pesquisa - Rastro da USF- Universidade de São Francisco

    Pesquisadora do grupo de Mestrado em Metodologias para o ensino de linguagens e suas tecnologias

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Publicado

23-12-2020

Edição

Seção

Dossiê Arquivos: teoria e ensino em diálogo com diferentes públicos

Como Citar

Museus e seus Públicos: : possibilidades dialógicas, inventivas e interativas. (2020). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 33(2), 251-279. https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.57384