Uma Abordagem Histórico-Sonora do Gualaxo do Norte:

interfaces entre inventário e ensino

Autores

  • Virginia Buarque Universidade Federal de Ouro Preto
  • Cesar Maia Buscacio Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.57068

Resumo

Este artigo introduz questões que vêm sendo desenvolvidas pelos autores na pesquisa de pós-doutorado em História em curso neste ano de 2020, relativa à interpretação histórico-sonora do entorno do rio Gualaxo do Norte, estado de Minas Gerais. Esta espacialidade ganhou projeção mundial devido às funestas consequências da queda da Barragem de Fundão, ocorrida em novembro de 2015, evento que suscitou intensas mobilizações por reparações às comunidades e ao meio ambiente, inclusive no âmbito da memória e do patrimônio. Iniciamos o artigo analisando os inventários patrimoniais realizados pelas prefeituras dos municípios de Mariana e Barra Longa no início do século XXI, os quais abarcam áreas e construções próximas ao Gualaxo do Norte que tenham sido consideradas bens culturais; a seguir, apresentamos material didático que elaboramos em versão QRCode acerca das sonoridades que, ecoando nessa mesma região, foram mencionadas em memórias e relatos de viajantes produzidos nos séculos XVIII e XIX, vindo a cotejá-lo com os silenciamentos daqueles inventários quanto à diversidade de percepções sensoriais ali vivenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Maia Buscacio, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor integrante do Departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto. Pós-doutor em Musicologia pela École Pratique des Hautes Études (França), doutor em História, mestre em Educação Musical e graduado em Música (piano).

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

Buarque, V., & Buscacio, C. M. (2020). Uma Abordagem Histórico-Sonora do Gualaxo do Norte:: interfaces entre inventário e ensino. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 33(2), 216–250. https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.57068

Edição

Seção

Dossiê Arquivos: teoria e ensino em diálogo com diferentes públicos