Vir a Ser Outro por Meio das Narrativas do Vivido

Autores

  • Marcemino Bernardo Pereira EMEF "Pe. Melico Cândido Barbosa"

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.56775

Resumo

RESUMO

Este trabalho narra experiências de um professor de História do Ensino Fundamental na rede municipal de Campinas – SP. São histórias amparadas em lembranças, produções de alunos e registros de aula do autor e que dialogam, basicamente, com as reflexões de Walter Benjamin sobre a memória e a escrita narrativa. Trata-se de uma investigação no campo da educação narrada em primeira pessoa, problematizando o ensino de história por meio de documentos e escrita de textos de opinião, bem como os percursos formativos do professor. As várias histórias aqui narradas se entretecem na construção de sentidos para prática docente que emergem à medida que se conta, produzindo saberes entendidos como lições do vivido.

Palavras-chave: Pesquisa narrativa; Ensino de história; Saberes docentes; Saberes da experiência; Alteridade.

 

ABSTRACT

This work narrates the experiences of a history teacher of elementary education in the municipal network of Campinas - SP. They are stories based on memories, student productions and class records of the author and that dialogue, basically, with Walter Benjamin's reflections on memory and narrative writing. This is an investigation in the field of education narrated in the first person, problematizing the teaching of history through documents and writing of opinion texts, as well as the formative paths of the teacher. The various stories narrated here interweave in the construction of meanings for teaching practice that emerge as one tells, producing knowledge understood as lessons from the experience.

Keywords: Narrative research; History teaching; Teaching knowledge; Knowledge of experience; Alterity.

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

Pereira, M. B. (2020). Vir a Ser Outro por Meio das Narrativas do Vivido. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 33(2), 280–309. https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.56775

Edição

Seção

Dossiê Arquivos: teoria e ensino em diálogo com diferentes públicos