Sujeitos e Arquivos Escolares:

diálogos pela reeducação das relações étnico-raciais e desenvolvimento da práxis educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.56766

Resumo

Este artigo tem por objetivo desvelar e apresentar o quão potente é um arquivo escolar na compreensão da reeducação das relações étnico-raciais na Educação Básica. Para essa realização foram utilizadas fotografias do arquivo escolar e entrevistas feitas aos profissionais da instituição em conexão com a (O evento será nomeado após avaliação a cegas pelos pareceristas). Fato que já demonstra indícios de que a as práticas desenvolvidas atendem à Lei 10.639/2003 e que vem sendo ampliada e valorizada na escola e pelo público escolar e não escolar

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Biografia do Autor

Júlio César Virgínio da Costa, UFMG/Centro Pedagógivo

Professor efetivo da Universidade Federal de Minas Gerais lotado no Centro Pedagógico. Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Também possui especialização em Metodologia do Ensino Superior (CEPEMG/UEMG/1999); especialização em História do Brasil Contemporâneo (UNI/BH/2003) e especialização em História e Cultura Afro-Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/2012. Membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Interlocução (ISNN 2175-4438). Membro do LABEPEH - Laboratório de Estudos e Pesquisa no Ensino de História (CP/FAE/UFMG). 

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

Costa, J. C. V. da. (2020). Sujeitos e Arquivos Escolares:: diálogos pela reeducação das relações étnico-raciais e desenvolvimento da práxis educativa. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 33(2), 468–500. https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.56766

Edição

Seção

Notas de Pesquisa