A Revolução Cultural Chinesa Impressa:
O uso do Jornal do Brasil como fonte em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.56153Resumo
O uso da imprensa em sala de aula tornou-se frequente na disciplina de História. No universo que compreende a imprensa, a utilização do jornal como recurso didático exige o cuidado de considerá-lo não apenas como ilustração para o conteúdo, mas fundamentalmente, como narrativa produzida nas relações de poder que perpassam sua produção e circulação. Sendo assim, a partir de leituras de matérias do “Jornal do Brasil”, entre as décadas de 1960 e 1970, serão analisadas as matérias sobre a “Revolução Cultural Chinesa” (1966-1976), para propor reflexões sobre leituras críticas e distanciadas do tema tal como tratado pelo jornal, ou seja, como pode ser empreendido em sala de aula. Com esse trabalho, pretende-se uma abordagem acerca do uso de fonte impressa no Ensino Médio, analisando sua dificuldade e as possibilidades de superá-las, levando em consideração que o jornal não é isento ideologicamente, mas assume um ponto de vista e uma posição política sobre questões do seu tempo. Esta comunicação é resultado dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de PIPE no curso de graduação em História na Universidade Federal de Uberlândia.