A Revolução Cultural Chinesa Impressa:

O uso do Jornal do Brasil como fonte em sala de aula

Autores

  • Beatriz Martins de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Victor Henrique Diana da Silva Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-3661-0121

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.56153

Resumo

O uso da imprensa em sala de aula tornou-se frequente na disciplina de História. No universo que compreende a imprensa, a utilização do jornal como recurso didático exige o cuidado de considerá-lo não apenas como ilustração para o conteúdo, mas fundamentalmente, como narrativa produzida nas relações de poder que perpassam sua produção e circulação. Sendo assim, a partir de leituras de matérias do “Jornal do Brasil”, entre as décadas de 1960 e 1970, serão analisadas as matérias sobre a “Revolução Cultural Chinesa” (1966-1976), para propor reflexões sobre leituras críticas e distanciadas do tema tal como tratado pelo jornal, ou seja, como pode ser empreendido em sala de aula. Com esse trabalho, pretende-se uma abordagem acerca do uso de fonte impressa no Ensino Médio, analisando sua dificuldade e as possibilidades de superá-las, levando em consideração que o jornal não é isento ideologicamente, mas assume um ponto de vista e uma posição política sobre questões do seu tempo. Esta comunicação é resultado dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de PIPE no curso de graduação em História na Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

Martins de Oliveira, B., & Diana da Silva, V. H. (2020). A Revolução Cultural Chinesa Impressa:: O uso do Jornal do Brasil como fonte em sala de aula. Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 33(2), 544–565. https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.56153

Edição

Seção

Relato de Experiência