Gonçalves de Magalhães em Defesa dos Povos Indígenas no Brasil:

uma querela contra Varnhagen em “Os indígenas do Brasil perante a História"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.55948

Resumo

No presente artigo, abordaremos o que se entendia pela identidade indígena a partir de autores românticos, aqui exemplificados por Gonçalves de Magalhães. Este autor, atuante desde a primeira geração dos românticos no Brasil, escreve o texto “Os indígenas do Brasil perante a História”, o qual se dedica a defender os povos indígenas contra abordagens maximamente excludentes, como a que propunha Adolfo de Varnhagen. A partir da análise de Marcelo de Mello Rangel, conseguiremos nos debruçar sobre a proposta de positivação em favor do indígena brasileiro aos olhos de Magalhães, em uma sociedade que permanecia em uma visão estereotipada sobre os grupos étnicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Azevedo Paulo de Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel, licenciada e mestra em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é doutoranda pela mesma instituição. É pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP), do Grupo de Pesquisa em História, Ética e Política (GHEP/NEHM/UFOP), do Laboratório de Ensino de História (LEHIS/UFOP), do Laboratório e Grupo de Estudos de História Política e das Idéias, da Universidade Federal do Espírito Santo (LEHPI/UFES) e da HuMANAS - Pesquisadoras em Rede, onde desenvolve pesquisa em História da Educação, História do Ensino de História, Ensino de História e Ensino de Temática Indígena. Desenvolveu pesquisas nas áreas de história da educação, história da sexualidade, arqueologia, educação a distância (EaD), educação patrimonial, história do Brasil colonial, história do Brasil imperial, história do Brasil republicano, ensino de história e temáticas indígenas. Tem experiência na área de História, Etno-história, ensino de História, ensino de História Indígena e arquivologia. Trabalhou no museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA/UFJF), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Arquivo da Casa Setecentista de Mariana, sediado no Escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e mais recentemente na Universidade Federal de Ouro Preto como professora substituta, pelo departamento de História e como professora no Centro de Educação a Distância (CEAD-UFOP).

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

Azevedo Paulo de Almeida, H. (2020). Gonçalves de Magalhães em Defesa dos Povos Indígenas no Brasil:: uma querela contra Varnhagen em “Os indígenas do Brasil perante a História". Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 33(2), 354–371. https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.55948

Edição

Seção

Artigos