Uma Escola, um Marechal e uma Experiência Pedagógica sobre Educação Patrimonial
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.55191Resumo
Partindo-se da premissa de que a educação formal, que é desenvolvida nas instituições escolares deve dialogar com a realidade circundante para não se tornar um elemento alheio às necessidades locais de que poderia intervir e que sua função social extrapola seus muros, este artigo apresenta uma experiência pedagógica realizada numa escola pública estadual no ano letivo de 2019, considerando a proximidade do objeto estudado e as características da comunidade escolar na temática de educação patrimonial, efetivada numa oficina de História com alunos do Ensino Fundamental II. Posteriormente, apontam-se algumas percepções sobre o desenrolar da atividade e seu produto, comparados com os objetivos propostos e facilitados por tal metodologia, que atende aos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular que permeia competências e habilidades considerando o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões numa educação integral que prepara para os desafios da vida contemporânea.