Uma Escola, um Marechal e uma Experiência Pedagógica sobre Educação Patrimonial

Autores

  • Talita Seniuk

DOI:

https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.55191

Resumo

Partindo-se da premissa de que a educação formal, que é desenvolvida nas instituições escolares deve dialogar com a realidade circundante para não se tornar um elemento alheio às necessidades locais de que poderia intervir e que sua função social extrapola seus muros, este artigo apresenta uma experiência pedagógica realizada numa escola pública estadual no ano letivo de 2019, considerando a proximidade do objeto estudado e as características da comunidade escolar na temática de educação patrimonial, efetivada numa oficina de História com alunos do Ensino Fundamental II. Posteriormente, apontam-se algumas percepções sobre o desenrolar da atividade e seu produto, comparados com os objetivos propostos e facilitados por tal metodologia, que atende aos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular que permeia competências e habilidades considerando o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões numa educação integral que prepara para os desafios da vida contemporânea.

Biografia do Autor

  • Talita Seniuk
    Possui  graduação  em  Licenciatura  em  História  pela  Universidade  Estadual  de  Ponta
    Grossa/UEPG,  Especialista  em  Metodologia  do  Ensino  de  História  pelo  Centro  Universitário
    Cesumar/UniCesumar; acadêmica de Licenciatura em Sociologia pela Universidade Paulista/UNIP.
    Atualmente  é  Coordenadora  Técnico-Administrativa  da  Secretaria  Municipal  de  Educação  da
    Prefeitura Municipal de Carambeí.

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Publicado

23-12-2020

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

Uma Escola, um Marechal e uma Experiência Pedagógica sobre Educação Patrimonial. (2020). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 33(2), 501-520. https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n2.2020.55191