Projeto Conhecendo Itabirito
Turismo Educacional para a Educação Patrimonial
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v33n1.2020.55172Resumo
A educação patrimonial implementa ações educativas de apropriação, valorização e preservação do patrimônio cultural, servindo-se dele como fonte de (re)conhecimento e fortalecendo a identidade, consciência social e cidadania dos participantes. Ela envolve a comunidade na gestão do patrimônio, conscientizando-a a respeito da importância da conservação dos bens patrimoniais. Por sua vez, o turismo educacional tem papel importante no resgate de práticas de lazer e cultura e sensibilização dos residentes para a preservação do patrimônio cultural. O presente trabalho relata a experiência do turismo educativo aplicado a alunos do 3º ano do ensino fundamental das escolas de Itabirito – MG, por meio do estudo de caso do Projeto Conhecendo Itabirito. O projeto é uma proposta de atividade de turismo educacional, envolvendo aprendizagem não formal e interdisciplinar, composta por visitas técnicas realizadas com estudantes. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados do estudo de caso descritivo do Projeto e trazer algumas reflexões acerca das práticas pedagógicas executadas.Realizado desde 2015, o projeto é dividido em três etapas: reunião do corpo técnico e aprendizagem em sala de aula, visita técnica e distribuição de cartilha. Ele já atendeu mais de 3 mil alunos desde sua criação.Seu principal resultado é a valorização do patrimônio histórico-cultural e natural dos espaços urbanos do município, permitindo aos alunos conhecer os territórios e a história de sua cidade.